Assaltos a ônibus caem mais de 38% em Aracaju no mês de outubro

Guarda Municipal
14/11/2017 17h25

Como vem acontecendo durante praticamente todo o ano de 2017, os índices de assalto a ônibus continuam em queda na capital. De acordo com o último levantamento registrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) divulgado nesta terça-feira, 14, ocorreram 61 roubos no mês de outubro. No mesmo período de 2016 foram 99, uma redução de 38,38%

As causas para essa redução que chega a 35,66% no agregado de todo o ano de 2017, são as mais diversas. Vão desde a conscientização dos usuários do transporte sobre a importância das denúncias até a realização de ações de combate aos crimes no transporte público, como a operação "Terminal Seguro" da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) iniciada no último mês de fevereiro.

Dados registrados pela Coordenadoria de Estatística da GMA revelam que somente no mês de outubro de 2017 foram atendidas 138 ocorrências em terminais de integração e nos ônibus do transporte público. Boa parte dessas ocorrências foram comunicadas pela população através do disque denúncia 153 ou do aplicativo WhatsApp.

O coordenador da Ronda da Capital (Rondac), supervisor Nilson Reis detalha a atuação da corporação no combate aos crimes relacionados ao transporte público. "Atuamos principalmente nos terminais de integração, mas atendemos também as ocorrências com flagrante nos corredores de ônibus com grande movimento ou que apresentam maior incidência de crimes. Tudo isso para passar para a população uma maior sensação de segurança. Durante nossas rondas realizamos diversas abordagens a indivíduos em atitude suspeita, com apreensão de armas brancas, armas de fogo e grande quantidade de entorpecentes".

Além da Rondac, atuam na operação Terminal Seguro o Grupamento Especializado em Moto Patrulhamento (GEM) e as rondas de área. Ao todo, cerca de 30 guardiões são empregados diariamente na operação. Dos atendimentos registrados pela GMA no mês de outubro, 447 pessoas em atitude suspeita foram abordadas, resultando em dez prisões, na apreensão de duas armas de fogo, dez armas brancas e 34 unidades de drogas.

Denúncias

Denúncias de crimes nos espaços públicos, como terminais de integração, praças, unidades escolares e de saúde podem ser feitas à Guarda Municipal de Aracaju através do telefone 153 ou através do WhatsApp pelo número 98166-7790.