Semict e UFS avançam na parceria para o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa

Indústria, Comércio e Turismo
15/11/2017 10h04

Dando prosseguimento aos entendimentos de cooperação e parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) em torno de projetos para o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC), o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, recebeu na tarde desta terça-feira, 14, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Andrés Menéndez, e o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e assessor da reitoria, Márcio da Costa Pereira, na sede da secretaria. Também participaram da reunião o diretor do programa AIHC na Semict, Ricardo Mascarello, e o coordenador de TI, Wilton Leite.
 
As duas instituições já haviam se encontrado em 20 de julho passado, quando o reitor Angelo Roberto Antoniolli recebeu o secretário Jorge Santana em café da manhã para entrosamento entre equipes de professores e pesquisadores da UFS e técnicos da Semict.

No encontro de hoje, Jorge explicou que o objetivo seria avançar nos entendimentos tratados naquele dia, iniciando com a exposição do programa de cidade inteligente municipal. “Em seguida nós queremos conhecer projetos dos pesquisadores e estudantes da UFS para avaliar a aplicabilidade às demandas de Aracaju", propondo ainda uma sessão de pitch (apresentação) para conhecimento detalhado de cada projeto e a interface deles com a agenda municipal, ressaltando a “essência” singular do programa AIHC. “O Aracaju Inteligente, Humana e Criativa não pretende ser um programa high tech, onde a tecnologia seja um fim em si mesmo, mas um programa de cidadania, com foco no cidadão e no seu engajamento na gestão”, definiu.

O diretor de TI da UFS, Andrés Menéndez, confirmou que existem projetos sendo desenvolvidos em diversas áreas na UFS. “Foi feito um levantamento no Departamento de Computação e foram verificados mais de 15 projetos de softwares para cidades inteligentes sendo desenvolvidos e que vão ‘morrer’ se não houver clientes para eles, então vai ser importante o município conhecê-los para avaliar o interesse em algum projeto, dentro do programa de cidade inteligente coordenado pela Semict”, ressaltou, recebendo a concordância do secretário.

Com essas considerações iniciais, Jorge passou a apresentar o programa AIHC, conceituando e elencando os quatro focos estratégicos dele: colaboração, engajamento, inclusão e transparência, detalhando também cada um dos projetos que compõem o programa e a característica multidisciplinar, gerando oportunidades que podem incentivar o surgimento de novos negócios. “O programa abre espaço para outras disciplinas como a arquitetura e urbanismo, a sociologia e um elemento importantíssimo, o desenvolvimento do setor produtivo local, passando pelo incentivo às startups, e isso tem muito a ver com a universidade”, frisou.
 
O uso da tecnologia no processo de participação e relacionamento  social entre as pessoas dentro do projeto Aracaju Conectada - que se destina a levar wi-fi free para diversos pontos da cidade, especialmente em espaços onde haja mais carência social e econômica da população - foi destacado pelo professor Márcio da Costa. “A tecnologia pode auxiliar muito a aproximação da população e considero fundamental criar mecanismos de participação para ela. A grande dificuldade nesse processo, que antigamente a gente chamava de participativo, hoje mais difundido como colaborativo, é garantir o acesso das pessoas às informações, então é fundamental esse projeto, o Aracaju Conectada, de ter internet livre nas praças. É fundamental como forma de manifestação da população e se isso for feito com tecnologia produzida por aqui mesmo, melhor ainda”, avaliou.  
 
Um encontro “bastante produtivo”, essa foi a síntese da reunião. No encerramento, uma nova rodada de discussão foi proposta por Jorge Santana para que os representantes da UFS e suas equipes de pesquisa apresentem um portfólio de projetos em desenvolvimento para a “formatação de um desenho de cooperação entre as duas entidades”, proposta que foi aceita pelos representantes da universidade, ficando a data do encontro a ser definida, oportunamente.