Governo municipal discute LOA 2018 em audiência pública

Planejamento e Orçamento
16/11/2017 21h09

"Eu tenho muita fé e muita esperança, de que essa administração vai transformar Aracaju na cidade da qualidade de vida como era há quatro anos". Foi o que disse o presidente da Associação de Moradores do bairro 17 de Março, Adriano Araújo, quando perguntado sobre sua expectativa de futuro para sua cidade. Ele e mais outros cidadãos participaram, na tarde desta quinta-feira, 16, da audiência pública para a apresentação e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício de 2018. O evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Seplog, aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou, também, com a presença de parlamentares municipais.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, destacou a presença massiva da comunidade na audiência, o que demonstra que a população aracajuana está interessada no desenvolvimento da gestão municipal. Ele avaliou que "o evento foi conduzido de forma técnica, quando não somente fizeram presentes os assessores da área de Planejamento e Orçamento de todos os Órgãos municipais, mas os cidadãos compareceram para ouvir, questionar e sanar suas dúvidas sobre a Lei Orçamentária. Aliado a isso, a Prefeitura de Aracaju tem cumprido os prazos que lhe competem no sentido de, com essa audiência pública, fecharmos mais um ciclo e trabalhar para enviar, até o dia 20 deste mês, o Projeto de Lei para ser discutido na Câmara Municipal e, na sequência ser levado ao Pleno para aprovação", disse.

Em consonância com o secretário, o coordenador geral do Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, pontuou que o processo até chegar na LOA foi desenvolvido de forma democrática e cautelosa, haja vista o momento ser de contenção de gastos na esfera municipal. "Sabemos que os recursos estão escassos, e é justamente nesse ponto que este orçamento é peça importante, pois é o pontapé inicial para entrarmos num novo exercício com um bom planejamento, no sentido de evitar o que estamos passando hoje", destacou, enfatizando que o processo teve inicio com as secretarias sugerindo cada item de despesa. "Tudo foi feito de forma amplamente democrática, internamente, para que hoje estivéssemos aqui discutindo com a sociedade este orçamento que, acredito, vai atender uma boa parte dos anseios da sociedade".

Frequentador assíduo das audiências públicas municipais, o vereador Iran Barbosa falou que "este é um momento onde temos acesso a informações fundamentais na composição do orçamento municipal, o que permite buscar aprofundar alguns questionamentos que nos dão embasamento para avaliar a eficácia de diversas políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal".

Acessibilidade

Objetivando ampliar as possibilidades para que os cidadãos acompanhem o conteúdo discutido sobre a Lei Orçamentária Anual 2018, a Prefeitura transmitiu  ao vivo, via YouTube, toda a audiência pública. Para Augusto Fábio, a participação não só presencial, mas também através das redes sociais surtiram efeito. "Com isso, nós ampliamos a participação popular nos eventos municipais. Antigamente a participação era feita apenas de forma presencial, mas hoje, com a utilização das redes sociais da Prefeitura, nós permitimos a todos os aracajuanos a participação efetiva. Além da transmissão ao vivo, nós também traduzimos toda a discussão para os surdos, e é isso que nós objetivamos, a aproximação e a participação de todos os cidadãos e cidadãs de Aracaju fortalecendo e fazendo ainda mais desta a capital da qualidade de vida", disse o secretário da Seplog agradecido.

Clique aqui para assistir a Audiência Pública na íntegra e clique aqui para acessar a apresentação.