NPD Orlando Vieira receberá prêmio durante seminário de cinema em Goiânia

Agência Aracaju de Notícias
16/11/2017 17h21

As diversas atividades realizadas pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, ligado a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), serão reconhecidas nacionalmente. O núcleo receberá a premiação de NPD mais atuante no ano de 2017, nas categorias "formação de público" e "democratização do audiovisual". A homenagem acontecerá durante o seminário Cinema: formação em rede, promovido pelo Instituto Federal de Goiás, de 17 a 19 de novembro, em Goiânia.

Pela categoria "formação de público", destaca-se o projeto Ocupe a Praça, evento que acontece nas primeiras e últimas quartas-feiras de cada mês e leva música, dança e audiovisual para a praça General Valadão, no Centro da cidade. Já na categoria "democratização do audiovisual", são consideradas a criação de uma sala de produção de conteúdo audiovisual com novos equipamentos adquiridos através de um convênio com o Ministério da Cultura e que fica instalada no Centro Cultural Aracaju, e diversas outras ações realizadas em parceria com outras secretarias.

Quem irá receber a premiação, representando o núcleo, é a coordenadora Carolina Westrup, que destaca a importância da premiação para o NPD de Aracaju. "Esse prêmio é fundamental, pois mostra que o NPD orlando Vieira está no caminho certo. Com isso, podemos continuar fortalecendo o audiovisual de Aracaju e de Sergipe", afirma.

NPD Orlando Vieira

O Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira foi criado em 2006, ainda durante a primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, através de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Aracaju. Em 2013, torna-se parte integrante da estrutura administrativa da Funcaju, a fim de apoiar, difundir e fomentar a produção independente local, a qualificação dos profissionais da área e a democratização do acesso às tecnologias. Em 2017, o espaço recebeu um investimento de R$ 250 mil em equipamentos de última geração do Ministério da Cultura e hoje desenvolve atividades como cursos, exibição de filmes e o já tradicional Ocupe a Praça.

I Seminário Cinema: Formação em Rede

O evento é uma parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e a  Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv) e ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Goiânia. O seminário irá discutir a formação para a linguagem audiovisual dentro do contexto dos Institutos Federais (IFs) e os resultados e projeções para os Núcleos de Produção Digital (NPDs), uma ação conduzida pela SAv.

O evento tem como um de seus objetivos promover o diálogo qualificado entre NPDs e o setor de formação regular, especialmente os IFs, por sua característica de oferta na formação tecnológica e verticalizada onde já se encontram alguns NPDs pelo Brasil.