Reestruturação do NPD Orlando Vieira leva núcleo à premiação em duas importantes categorias

Agência Aracaju de Notícias
20/11/2017 14h10

O ano de 2017 ainda nem acabou, mas, pode-se dizer que foi o ano em que o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira conseguiu se reerguer após período de inércia nos últimos quatro anos. Agora, como um dos resultados do proveitoso cultivo de ações, uma colheita farta com a premiação nas categorias "formação de público" e "democratização do audiovisual" durante o Seminário Cinema: Formação em Rede, promovido pelo Instituto Federal de Goiás, entre os dias 17 a 19 de novembro, em Goiânia. 

O Orlando Vieira ganhou destaque na premiação por ser o NPD mais atuante no ano de 2017. E não é para menos. Pela categoria "Formação de Público", destacou-se o projeto ‘Ocupe a Praça’, evento que acontece nas primeiras e últimas quartas-feiras de cada mês e leva música, dança e audiovisual para a praça General Valadão, no Centro da cidade. Já na categoria "Democratização do Audiovisual", foram consideradas a criação de uma sala de produção de conteúdo audiovisual com novos equipamentos adquiridos através de um convênio com o Ministério da Cultura e que fica instalada no Centro Cultural Aracaju, e diversas outras ações realizadas em parceria com outras secretarias.

A coordenadora do NPD Orlando Vieira, Carolina Westrup, foi a representante do núcleo na premiação e ressaltou a importância do reconhecimento durante um ano que a equipe do NPD driblou as dificuldades financeiras provenientes da atual situação econômica vivenciada em todo o país e ganhou fôlego ao dar o verdadeiro aporte às potencialidades culturais e do audiovisual, não só de Aracaju, mas de todo o estado. “São duas categorias super importantes porque mostram o esforço que estamos fazendo para que o audiovisual se beneficie cada vez mais e o núcleo se torne um espaço essencial na agenda cultural e política da cidade, visto que a gente tem o audiovisual como estratégia. Isso tudo é fundamental e acredito que mostra que estamos indo pelo caminho certo”, ressaltou Carolina. 

A premiação faz parte do desfecho de um ano de desafios para a reestruturação do NPD. Além dos projetos que vêm sendo desenvolvidos, a exemplo do próprio ‘Ocupe a Praça’ que ganhou destaque no prêmio, em 2017, o espaço, localizado no Centro Cultural de Aracaju, recebeu um investimento de R$ 250 mil em equipamentos de última geração do Ministério da Cultura e hoje desenvolve atividades como cursos e exibição de filmes. 

Após mais de uma década de sua criação, sendo os últimos quatro desses anos praticamente subaproveitado, o Núcleo ganhou, em 2017, uma nova perspectiva, indispensável para a conquista dos prêmios nas duas categorias.

I Seminário Cinema: Formação em Rede

O evento é uma parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv). Durante o seminário foram discutidos a formação para a linguagem audiovisual dentro do contexto dos Institutos Federais (IFs) e os resultados e projeções para os Núcleos de Produção Digital (NPDs), uma ação conduzida pela SAv.

O evento teve como um de seus objetivos promover o diálogo qualificado entre NPDs e o setor de formação regular, especialmente os IFs, por sua característica de oferta na formação tecnológica e verticalizada onde já se encontram alguns NPDs pelo Brasil.