Eliane Aquino discute parceria para ampliação de oferta de cursos para jovens do Santa Maria e São Conrado

Assistência Social e Cidadania
20/11/2017 17h42

Buscar formas para elevar o grau de empregabilidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos equipamentos da Prefeitura de Aracaju. Foi com este objetivo que a vice-prefeita e secretaria da Assistência Social, Eliane Aquino, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 20, com representantes do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM). A ideia é que a parceria já existente entre a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e a organização sem fins lucrativos, seja ampliada para os jovens que são atendidos nos equipamentos mantidos pela Assistência nos bairros Santa Maria e São Conrado. 
 
“Diante da crise financeira não nos pode faltar disposição para o trabalho e para buscar novas parcerias que beneficiem a população de Aracaju e foi pensando nisso que, através da Assistência, convidamos o Instituto João Carlos Paes Mendonça para ampliarmos a parceria da entidade com a Prefeitura. Agora, nosso desejo é levar o trabalho que eles desenvolvem tão bem na área de formação profissional para os usuários que atendemos nos Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju (Cras). Sabemos que através da educação e do estímulo ao empreendedorismo podemos gerar muitas oportunidades para quem busca a melhoria de sua qualidade de vida”, explicou Eliane Aquino.

E o trabalho integrado irá além. A secretária da Assistência e vice-prefeita também articulou uma reunião para a próxima quinta-feira, 23, entre a entidade e os secretários de Educação do estado e do município. “Como boa parte das formações ofertadas pela entidade pedem que o educando esteja no Ensino Médio, modalidade que fica sob responsabilidade do governo estadual, me propus fazer esse elo, pois é mais uma forma de promovermos o desenvolvimento social dos nossos jovens”, ponderou a vice-prefeita.

De acordo com dados divulgados neste ano pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre o mercado local, cerca de 90 mil pessoas na capital estão desempregadas. Deste percentual, metade é formada por jovens entre 16 e 29 anos, estando 20 mil deles sem vínculo empregatício ou educacional. “Com a Prefeitura e a Assistência, nós do Instituto queremos unir forças para buscar os jovens que estão à deriva. O nosso grande interesse é nos homens e mulheres em formação, que ainda não tiveram o seu primeiro emprego e precisam de qualificação para adentrar no mercado. Com a estrutura que a prefeitura já dispõe nos bairros, pretendemos potencializar e engrandecer nosso atendimento, dando dignidade a estes cidadãos”, salientou a coordenadora de projetos sociais do IJCPM, Débora Guerra.