Voluntários da Defesa Social ofertam cursinho para concursos à comunidade do Bugio

Defesa Social e Cidadania
21/11/2017 09h32

Passar em um concurso público e estar preparada para as oportunidades  são motivações para que Flávia Carvalho, de 28 anos, se dedique aos estudos. Sem recursos para investir em cursinhos particulares, ela e mais 69 jovens que residem no bairro Bugio e adjacências encontraram em uma iniciativa solidária o suporte de que precisam para alcançar seus objetivos.

As histórias se encontram em um espaço de saber construído com o incentivo da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Foram os guardiões que, de forma voluntária, se dispuseram a contribuir com a realização do projeto "Cursando seus Sonhos. Escrevendo sua história". As aulas preparatórias para concursos oferecem vagas gratuitas para que os jovens, no período da noite, possam obter a orientação e conhecimentos necessários ao bom desempenho nas provas. "Os cursos custam caro, quando eu soube dessa oportunidade agarrei com todas as minhas forças", revelou Flávia.

O curso é realizado em uma sala do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, das 19h30 às 21h30. O projeto conta com uma equipe formada por seis professores, que doam parte do seu tempo à busca da realização dos  sonhos dos seus alunos. "Essas pessoas  nos estimulam a todo o tempo. Colocam-se à disposição para ministrar aulas em uma comunidade periférica como a nossa. Tudo isso nos motiva ainda mais. Sentimos toda a empolgação deles e o desejo que eles tem de nos ver crescer", comemorou Flávia Carvalho.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, reforça que a secretaria estará sempre disposta a facilitar iniciativas dessa natureza. "São ações como essa que nos fazem acreditar no ser humano, na capacidade de cooperação e na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. É gratificante observar o brilho nos olhos de cada uma delas, que estão ali na busca por desenvolvimento", enalteceu Luis Fernando.

O supervisor da GMA, Edinildo Rodrigues,  explica que já foi realizada a primeira etapa do projeto, no bairro Bugio. Entre as conquistas esteve a aprovação de um dos alunos no concurso da Polícia Militar de Alagoas. "Essa segunda etapa do curso é direcionada ao concurso da Guarda Municipal (quando houver),  e também para Polícia Militar de Sergipe e Corpo de Bombeiros, além de guarda prisional", pontuou.

O planejamento pedagógico é realizado com base nos editais. Entre as disciplinas trabalhadas estão  direito penal, processo penal, direito administrativo, constitucional, matemática, português , informática  e trânsito. "Contamos com professores especializados em cada área. Profissionais que integram a GMA", destacou Edinildo Rodrigues.

Jorge Alberto Costa, subinspetor da Guarda Municipal, identificou a necessidade dos jovens da comunidade e não foi difícil se sensibilizar. "Sou morador do bairro. Já estudei para concurso , senti na pele as dificuldades e quanto custa. Essa é uma comunidade carente. Eles não tem acesso a esse tipo de cursinho. Nosso objetivo é facilitar a busca pelo  conhecimento", enfatizou.