Agência do Trabalhador leva serviço de cadastro de currículo para I Feira de Estágio da UFS

Formação para o Trabalho
21/11/2017 17h12

A Agência do Trabalhador, setor da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) responsável pelo encaminhamento ao mercado de trabalho, participou da primeira edição da Feira de Estágios da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, que segue até o dia 23, teve início na manhã desta terça-feira, 21, no Centro de Vivência do Campus São Cristóvão e faz parte da programação da 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

Além da Fundat, estiveram presentes várias instituições de encaminhamento de jovens ao primeiro emprego, como o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.

Segundo a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sandra Bezerra, a proposta de unir diversas instituições que possuem o mesmo serviço em uma ação como essa, traz ao jovem confiança e oportunidades de acessar com mais facilidade o campo de trabalho. "É uma forma de dar espaço àqueles que desejam a chance de trabalhar pela primeira vez e desenvolver-se profissionalmente, para que eles experimentem não apenas do mundo acadêmico, como também do mercado de trabalho", pontua Sandra.

De acordo com a coordenadora da Central de Estágios da UFS, Lúcia Lima, o objetivo da feira é proporcionar uma forma de integração entre as pró-reitorias da universidade, aproximando os eixos de pesquisa, ensino e extensão, que compõem a comunidade acadêmica. "O nosso intuito é aproximar os alunos dessas instituições, estabelecendo uma relação de afinidade entre eles" afirma Lúcia.

Ela também ressalta a importância do estágio para o crescimento e o desenvolvimento da carreira profissional. "Estagiar é o primeiro passo, é uma porta que se abre para o mundo profissional. É ali onde eles podem unir a teoria aprendida com a prática, além de proporcionar experiências e novas descobertas", acredita.

Em busca de oportunidade

Kamille Dantas, 24, é aluna do sexto período do curso de Licenciatura em Música da UFS. Ela está à procura do primeiro emprego e conta que está entusiasmada em iniciar a sua jornada profissional. "Ainda não conhecia a Fundat. Essas ações são boas porque estimulam uma troca entre os estudantes e as empresas", acrescenta Kamille.

Já o estudante de Engenharia de Produção, Gabriel Siqueira, 22, teve a sua primeira experiência como estagiário trabalhando no Tribunal do Estado de Sergipe. "Eu achei bem interessante o evento, estou procurando estágio e almejo consegui-lo para aplicar os conhecimentos que estou adquirindo com o curso, me desenvolver e chegar à formatura", diz.