Emurb atua com medidas preventivas na rede drenagem

Obras e Urbanização
21/11/2017 17h58

Com diagnóstico das áreas suscetíveis a alagamentos e muito planejamento, as ações da Prefeitura de Aracaju têm sido norteadas com o trabalho de prevenção para evitar possíveis transtornos em momentos de chuva. Para isso, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuam por toda a capital avaliando a capacidade de vazão da macro e microdrenagem, limpando e desobstruindo a rede subterrânea e substituindo as manilhas danificadas pela ação do tempo ou por material corrosivo oriundo de ligações irregulares da rede de esgotamento sanitário para a rede de drenagem.

Pelos recentes registros e monitoramentos realizados pelos técnicos da Emurb os bairros da zona Norte, a região do Centro Comercial e alguns pontos da Zona de Expansão são os locais onde existem mais probabilidade de alagamentos. Ainda segundo os levantamentos, tanto na parte sul da cidade é a ocupação urbana e a formação geológica o principal motivo dos transtornos durante as chuvas, enquanto na área central e ao norte o que mais compromete a vazão é o lixo jogado de forma inadequada nas proximidades dos bueiros e bocas de lobo.

Nesta quinta-feira, 21, os profissionais da empresa municipal atuaram em diversos pontos realizando ações preventivas. Cerca de 15 bairros foram contemplados a exemplo do 13 de Julho, América, Jabotiana, Japãozinho, Jardim Centenário, Soledade Santa Maria e a Zona de Expansão.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente do órgão municipal, alguns fatores são preponderantes para a perpetuação de alagamentos em Aracaju, entre eles a ocupação desordenada em algumas áreas, o excesso de impermeabilização do solo, o relevo e a formação geológica, a proximidade com o mar e os efeitos da tábua-de-maré, e, lamentavelmente, a falta de consciência de algumas pessoas que jogam lixo doméstico nas ruas e próximo as galerias. "O poder público faz a sua parte mas é fundamental que cada cidadão contribua para que a capital não passe por problemas com as chuvas. Por parte da Emurb levamos nossos profissionais todos os dias e constatamos que alguns problemas poderiam ser evitados", alerta Ferrari.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônicocomunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).