Eliane Aquino e ILBJ dialogam sobre ações voltadas aos jovens atendidos pela Assistência de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
21/11/2017 18h52

Dando continuidade às buscas por parcerias para ações de inclusão aos jovens atendidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, a vice-prefeita e secretária da pasta, Eliane Aquino, se reuniu na tarde desta terça-feira, 21, com a direção do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), na sede da entidade. Na pauta, a articulação para um convênio visando a criação e a abertura de vagas nos cursos complementares oferecidos pela unidade.

De acordo com Elaine Aquino, o diálogo é essencial para que organizações sem fins lucrativos, a exemplo do ILBJ, trabalhem em conjunto com o poder público. “Esta foi uma visita de cortesia, em busca de firmarmos um pacto mais adiante para os nossos meninos e meninas assistidos pelos Cras [Centro de Referência da Assistência Social] em diversos bairros. A partir de agora, nós vamos fazer um levantamento do número destes adolescentes que se enquadram nos critérios de escolaridade e renda, para assim proporcionar uma formação para além da escola. Assim poderemos dar mais oportunidade àqueles que desejam ir mais adiante, mas ainda possuem a barreira da vulnerabilidade social”, explicou.

A iniciativa de Eliane Aquino foi recebida com entusiasmo pela presidente do instituto, Maria Celi Barreto. “Eu acredito muito na máxima de Madre Calcutá, quando ela diz que o importante não é fazer grandes coisas, mas pequenas coisas com amor. O nosso objetivo aqui é o desenvolvimento humano e certamente nossos esforços serão para que possamos abrir portas e janelas para receber esta parcela de jovens que precisam de incentivo”, salientou.

Por meio de ações socioeducativas voltadas para o mercado de trabalho e inclusão social, em 2018 o ILBJ completa quinze anos de existência. Com capacidade para o atendimento de 1.200 alunos por ano, entre 14 e 24 anos, sempre matriculados no ensino regular, a fundação oferta aulas de Português, Matemática, Inglês, Informática, Cidadania e Trabalho.