Projeto Economia Financeira: estudantes da rede municipal vão ao cinema

Educação
28/11/2017 17h32

A tarde desta terça-feira, 28, foi de muito entusiasmo para 100 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Farolândia. Eles tiveram a oportunidade, por meio do projeto Economia Financeira, de passar uma tarde no cinema.

Por meio do projeto, cada aluno confeccionou seu próprio cofre com garrafas pet e armazenou moedas durante todo o ano letivo. Essas moedas seriam utilizadas na compra de lanches industrializados para serem levados e consumidos na escola e tiveram outro destino a partir de um planejamento conjunto. Com isso, os estudantes, também, foram estimulados a valorizar a merenda escolar nutritiva e saborosa que é diariamente servida na escola. Para isso, o ‘Economia Financeira' contou com a parceria do projeto Alimentação Saudável.

O projeto foi inspirado no livro infantil ‘A Economia de Maria', trabalhado na escola durante este ano. A aluna Evelyn Amanda Arcanjo, de 10 anos, conta como o livro a incentivou na iniciativa de economizar. "No livro, duas irmãs gêmeas recebem cofrinhos e vão recebendo mesadas. Uma delas gasta tudo que recebe e a outra guarda. No fim do ano, a que gastou muito não tem dinheiro para comprar seu presente de Natal. Já a que economiza junta tudo que guardou, faz docinhos para vender e, com o dinheiro das vendas, compra um presente bem bonito para sua irmã. O mais legal foi conhecer o cinema e perceber o quanto a merenda de minha escola é boa", detalha.

A coordenadora da Emef, Lindete Nunes, explica que foi realizada uma reunião com os pais no começo do ano e foram explicados os objetivos do projeto. De acordo com ela, o que se pretende é educar para a economia, fazendo com que os estudantes possam projetar e conquistar suas metas. "Educar para um consumo consciente agrega valores para que desde pequenos eles aprendam a fazer planos e focar na concretização deles. Além do mais, muitas destas crianças, hoje, estão realizando um sonho, já que a maioria nunca veio ao cinema e nem em um shopping. Eu me realizo com isso", explica a diretora.