Sema participa do XII Encontro Nacional de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

Meio Ambiente
29/11/2017 15h08

Educar para uma cidade sustentável. Com esta temática, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) participa do XII Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o CB27, que ocorre em Recife (PE), de 26 a 29 de novembro.  
 
O Fórum tem por objetivo reunir os secretários da gestão pública municipal do Meio Ambiente das capitais brasileiras a fim de apresentar e explorar conceitos, experiências e ferramentas para a comunicação e engajamento da sociedade por meio da educação ambiental. Os encontros regionais, que enfocam problemas ambientais específicos das regiões, são complementados pelo panorama mais abrangente das reuniões nacionais. 
 
O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, participa do evento junto com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, e do analista ambiental, Luciano Gois. Para Cesar Viana, se reunir com os demais secretários ambientais das capitais brasileiras é uma forma de conhecer o trabalho que eles vêm realizando, assim como destacar as principais ações que a Sema executa desde o início da gestão, em janeiro deste ano. “É muito significante essa troca de experiência com os demais secretários municipais do Meio Ambiente, a fim de conhecer o trabalho de cada um e ao mesmo tempo apresentar o nosso, em um evento que destaca como tema central a Educação Ambiental”, explica. 

Educação Ambiental da Sema 
 
A Sema, através do setor de Educação Ambiental, vem trabalhando com o objetivo de incentivar um pensamento mais crítico e participativo na população aracajuana, por meio de atividades que visam à sensibilização deste público, seja em escolas, bairros ou comunidades. 
 
Essas ações estão inseridas no Programa ‘Amigos do Meio Ambiente’, realizado através de quatro eixos: Arborização, Resíduos, Conduta Legal e Horta, utilizando recursos lúdicos como teatro, visitas guiadas, trilhas ambientais, música e literatura de cordel. Também há realização de palestras, projetos, e demais ações voltadas ao meio ambiente, como sobre resíduos sólidos na capital, em que são abordadas as temáticas da reutilização e destinação adequada destes resíduos.
 
Essas temáticas abrangem os 5R’s (reutilizar, repensar, recusar, reduzir, e reciclar), sobre a importância de ter uma horta, sobre a conduta compatível com o meio ambiente e também sobre os serviços prestados por cada setor do órgão ambiental.