Última edição do ano do Ocupe a Praça celebra a poesia com diversas atrações

Cultura
30/11/2017 09h57

A noite desta quarta-feira, 29, foi bastante movimentada na praça General Valadão. Aconteceu mais uma edição do projeto Ocupe a Praça, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Última edição deste ano, o evento contou com diversas atrações e celebrou a poesia com exibição de curta, lançamento de livro, relançamento de revista cultural, círculo de poesia infinita e pocket show artístico.

"Mais um evento lindo onde celebramos a poesia com diversas atrações. Mais uma vez o Ocupe a Praça ocupando o nosso espaço público com muita gente e levando para todos os tipos de público um pouco da nossa cultura com o audiovisual, a música, a arte a literatura. O último evento do ano e marcado por uma parceria com o Instituto Luciano Barreto Júnior, que trouxe mais de 200 alunos para prestigiar o Ocupe. Isso é maravilhoso", destaca a coordenadora do NPD, Carolina Westrup. 
  
A programação do 'Ocupe com Poesia' iniciou com a exibição do curta 'Transubstancial', do cineasta paraibano Torquato Joel. Um filme experimental em 35 mm, que faz uma leitura das poesias de Augusto dos Anjos. O filme conquistou 15 prêmios, incluindo melhor filme da crítica no festival de Brasília. 

Após a exibição foi a hora de ir para a praça onde foi formado um círculo de poesia comandado pelo poeta João Victor Fernandes e contou com diversos poetas, músicos e artistas, além da sonoplastia de Paulinho Araújo.  

“Muito feliz de estar me apresentando no Ocupe a Praça pela primeira vez e trazendo um pouco da poesia sergipana para um evento como este de ocupação do espaço público e a poesia também está aqui. Toda a tradição literária da história da poesia sergipana é feita pelo poeta que está na rua. Então, o Círculo de Poesia é uma forma de enxergar a roda de poesia de uma forma músico-poética com toda uma sonoplastia e uma cama musical para as poesias apresentadas”, explica João Victor.

O evento também foi marcado pelo relançamento da primeira edição da revista cultural SCAS, de 1980, da jornalista Ilma Fontes. A edição homenageia o poeta Mário Jorge e foram distribuídos exemplares para o público.

“A memória de Mário Jorge tem que circular pelas novas gerações e ele tinha essa antecedência no tempo que não deixa nada a dever nos novos tempos. Estamos reeditando esta revista, que foi a número um de uma série de homenagens a dez poetas que fizemos. Depois transformamos a revista no jornal Folha da Praia, quando nos convencemos de que o comércio de Sergipe já poderia sustentar uma publicação. Este relançamento é fiel a primeira edição de 1980 com todos os anunciantes que na época nos possibilitaram a pagar a gráfica. Uma edição histórica”, ressalta Ilma Fontes.  

Além do relançamento da SCAS, também foi comemorado o aniversário de lançamento do livro Sala de Estar, da poetisa sergipana Mônica Meira e para encerrar a noite, um pocket show com o InspiraSons.

Ocupe a Praça
 
O evento é promovido pela Funcaju, através do Núcleo de Produção Digital, no Centro Cultural de Aracaju e na praça General Valadão, sempre às 19h na primeira e na última quarta-feira de cada mês. O Ocupe a Praça tem como objetivo fomentar o audiovisual e ocupar a Praça General Valadão com atividades artísticas, tornando-a um espaço mais democrático e levando assuntos de interesse social para debate, justamente por unir agentes culturais, líderes de manifestações sociais e culturais, estudiosos e também políticos.