Turma de Musicalização Infantil encerra semestre com audição final na Valdice Teles

Cultura
30/11/2017 17h03

O ano está chegando ao fim e as oficinas da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), começam a realizar os seus encerramentos. Na tarde desta quinta-feira, 30, a turma de Musicalização Infantil fez a audição final com a presença de professores, alunos e familiares.

“Foi uma apresentação linda. Os alunos são incrivelmente aplicados e na audição pudemos ver o resultado do semestre. Os pais também participaram bastante, acompanhando os alunos nas aulas, e hoje conferiram tudo o que eles aprenderam. A audição é como uma confraternização de encerramento onde eles apresentaram um repertório de músicas populares e músicas clássicas em apresentações individuais e em conjunto”, destaca a diretora da escola, Giuliana Maria.

Para a professora Maria das Graças Freitas, a audição final dos alunos foi bastante satisfatória. A turma dela foi composta de 35 crianças dos seis aos 11 anos.  “É muito gratificante ver o progresso dessas crianças, principalmente daquelas que no início não sabiam nenhuma nota e hoje já estão tocando músicas. A audição final também serve para trabalhar a desenvoltura delas perante o público, a concentração e a disciplina delas. Mesmo que, no futuro, não se tornem músicos e musicistas, pelo menos a semente foi plantada”, garante a professora.

A oficina de Musicalização Infantil possui a duração de dois semestres e são trabalhadas as propriedades do som, duração, intensidade, timbre, notas e muito mais envolvendo jogos musicais e brincadeiras. Os instrumentos trabalhados são a flauta doce, teclado e instrumentos percussivos.

Um dos alunos que se apresentaram na audição final foi o Arthur Novaes, de 8 anos, que aprendeu na oficina a tocar teclado e flauta e levou a família para assistir a apresentação.  
“Foi muito bom participar desta oficina. Eu consegui aprender direitinho a tocar teclado e flauta. Tive um pouco de vergonha para tocar na frente de todo mundo, mas vou me acostumar e tocar muito daqui em diante”, disse o aprendiz.