Programa IST/Aids inicia ação do Dezembro Vermelho no Cemar Siqueira Campos

Saúde
01/12/2017 15h45

A equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), preparou uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho, mês que marca as ações na luta contra a Aids. As atividades ocorreram em parceria com o Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com IST, HIV e Aids, do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, nesta sexta-feira, dia 1º.

Segundo Débora Kelly Oliveira, técnica responsável pelo Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, o 1º de dezembro foi instituído como Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1988, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando surgiu a epidemia no mundo. “E um passo importante aconteceu no dia 7 de novembro deste ano, quando foi instituído no Brasil, o Dezembro Vermelho, isso quer dizer que a partir de 2017, não teremos mais só o dia 1º para chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção da Aids, teremos o mês inteiro para fortalecer as ações educativas e de prevenção, como também os prédios públicos serão iluminados de vermelho, para alertar a população sobre esta epidemia”, frisou.

Débora explicou que este ano o tema é: Vamos combinar: prevenir é viver. “O número de casos de HIV positivo vem crescendo na população jovem, de 20 a 29 anos, e verificou-se que é necessário usar outras estratégias de prevenção, além dos preservativos masculinos e femininos. É preciso haver uma combinação de medidas preventivas além da camisinha, como a profilaxia da transmissão vertical; a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP); o diagnóstico precoce; a redução de danos; e a imunização contra a hepatite B e o HPV. Isso se faz necessário porque as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são a porta aberta para o HIV, entre outras”, afirmou a técnica da SMS.

Centro de Referência

O Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com IST, HIV e Aids, do Cemar Siqueira Campos, é dividido em dois serviços: o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE). “No CTA são realizados os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. Já no SAE, há uma equipe multidisplinar, composta por profissionais de diversas especialidades para atender as pessoas que vivem com o vírus”, informou a enfermeira e gerente do Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com IST, HIV e Aids, Mônica Rocha.

A pessoa faz o teste rápido e, em 15 minutos, sai o resultado. Se for positivo, ela é encaminhada ao psicólogo e é explicado todo o serviço. “O paciente pode escolher fazer o tratamento no SAE, no Hospital Universitário (HU) ou na rede privada. É importante lembrar que somente aqui na referência é dispensada toda a medicação para o tratamento, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu Mônica.

Atividades

Em alusão ao Dezembro Vermelho, foram realizados testes rápidos no CTA do Cemar com as equipes do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e do próprio CTA, e foi montado um um estande com informações e entrega de panfletos informativos e camisinhas. Também houve o momento em que o Projeto Sons no SUS, do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), percorreu os corredores do Cemar, levando música e animando os pacientes que aguardavam atendimento, enquanto eram distribuídos os kits com preservativo, gel lubrificante e o lacinho vermelho, símbolo da campanha.

“Eu achei inesperada ouvir estas pessoas tocando e cantando, fiquei animada e comecei a dançar. Porque é muito sofrimento a pessoa estar doente, debilitada e ficar aguardando o atendimento. Pelo menos, ficamos alegres”, disse a senhora Vanda Viana, 62.

“Fiz questão de parar aqui e pegar panfletos e camisinhas para os meus filhos. Acho muito importante a prevenção, por isso sempre os oriento sobre o cuidado para não pegar essas doenças”, relatou a aposentada Fátima Santos.

No próximo domingo, 3, nos Arcos da Orla de Atalaia, das 10 às 13 horas, a SMS vai disponibilizar o CTA Itinerante com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e material informativo. “Esta é mais uma ação do Dezembro Vermelho, mas ao longo do mês teremos outras”, informou Débora.