Saúde e Emsurb se unem para prevenir e combater o Aedes aegypti

Serviços Urbanos
02/12/2017 13h28

Um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti foi promovido em áreas do conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, na manhã deste sábado, 2, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Juntos, agentes de endemias e agentes de limpeza pública se empenharam para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Na oportunidade, foram visitadas cerca de 700 casas e efetuada a limpeza de diversas áreas, a exemplo de praças e terrenos baldios.

A ação do dia, coordenada pela diretora de Vigilância de Saúde da SMS, Taíse Ferreira Cavalcante, e pelo coordenador de Limpeza Pública da Emsurb, Everaldo Ferreira, faz parte do Plano de Intensificação de Controle do Aedes 2017/2018 do Município de Aracaju.

De acordo com Taíse Cavalcante, conforme o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), do mês de novembro, nenhum bairro da capital foi classificado com risco de epidemia. O índice de infestação em Aracaju (1,0) foi considerado médio, mais próximo para o baixo (zero a 0,9). O Liraa trata como alto o índice acima de 4,0.  

No entanto, segundo a SMS, "o bairro Farolândia foi o que mais apresentou índice de larvas do mosquito (2,6) e, por isto, as ações do Plano foram iniciadas por ele".

"A presença das equipes nos dão segurança. Eu e minha esposa cuidamos da nossa casa, cuidamos das plantas e dos recipientes que atraem as larvas. Mas, é importante que todos os vizinhos e moradores façam a mesma coisa", disse o aposentado Ariston Leite. Ele foi o primeiro morador da área a ser visitado pelo supervisor de Endemias, Estevão Marinho.

Enquanto a equipe da SMS visitava as residências e conscientizava a população, os homens da Emsurb limpavam terrenos, áreas externas de prédios, coletavam entulhos e pneus. Só neste ano de 2017, dentro da ação de combate ao mosquito, foram coletados 44.668 pneus velhos. Outra ação da Emsurb integrada ao plano é a operação Cata Treco.

A parceria com a SMS para este fim faz com que criemos um cronograma de atendimento paralelo.  Quanto mais ações em conjuto, mais bons resultados teremos. Mas é preciso haver a cooperação da população", completou Everaldo Ferreira.

Liraa

Liraa é realizado a cada dois meses. Orientado pelo Ministério da Saúde (MS), este levantamento classifica os índices de infestação através da coleta das larvas. Todo o material coletado é encaminhado para análise laboratorial no Centro de Controle de Zoonoses. Com os resultados, a SMS norteia as ações. Em 2016, foram registrados 1.765 casos de dengue, 1.162 de chikungunya e 235 de zika. A SMS informou que, em 2017, no mesmo período, houve redução de 83% dos casos.