Transformação: obras estruturantes transformam paisagens e melhoram vidas

Obras e Urbanização
04/12/2017 17h21

Melhorar a qualidade de vida do aracajuano. Esta é a meta da Prefeitura de Aracaju, que tem superado as dificuldades e levado aos bairros obras e serviços estruturantes que melhoram a vida das pessoas. Uma das regiões que pode representar este novo momento é a zona Norte da capital, onde estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões em obras de saneamento, mobilidade, urbanização, beneficiando muitas famílias que vivem nos bairros Cidade Nova, Coqueiral, Japãozinho e Jardim Centenário.

A obra executada no bairro Coqueiral está reescrevendo a história do local e devolvendo dignidade aos moradores. No total, 23 vias estão sendo contempladas com terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas com alvenaria e pedras e implantação de passeios. A obra está orçada em mais de R$ 6,1 milhões em recursos, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, e foi retomada nesta gestão. Por conta de sua localização em terreno íngreme e com algumas elevações, a obra reforçará as estruturas das áreas mais altas, evitando que, em época de chuvas, o material composto por lama e restos de vegetação ceda e acabe acumulado nas ruas da região mais plana do bairro.

No loteamento Moema Mary, localizado no bairro Cidade Nova, os investimentos incluem a implantação de drenagem pluvial, rede coletora de esgotos e pavimentação de 12 ruas, além da construção de um de muro de contenção em alvenaria de pedra na base do morro que fica na parte mais alta, beneficiando diretamente 46 famílias que vivem na área. Com isso, os riscos de deslizamento de terras ou acúmulo de lixo são equacionados definitivamente, garantindo o saneamento básico para as pessoas que moram tanto no loteamento, como nos bairros do entorno e que hoje se veem prejudicadas em períodos de chuvas pelas águas que descem do morro.

A comunidade da Getimana, localizada no bairro Japãozinho, é também outro ponto da zona Norte que passa por requalificação urbana. Neste caso, a obra consiste na implantação de rede de drenagem, rede coletora de esgoto e na construção de parte do canal aberto em concreto armado na avenida A e travessa B, principais vias da Getimana. Enquanto isso no loteamento Nova Liberdade II, bairro Jardim Centenário, está sendo construída uma estação elevatória para captação e bombeamento do material da rede de esgoto, beneficiando vários loteamentos da área norte de Aracaju. A obra se encaminha para sua conclusão e deve ser entregue ainda este ano.

Reconstruindo a cidade

Para um primeiro ano de gestão em que, além da crise econômica nacional, os problemas encontrados na Prefeitura quase inviabilizaram pontos importantes da reconstrução, a cidade já apresenta uma dinâmica urbana, como afirma o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari. "Dados os problemas que tivemos que equacionar, já podemos afirmar, com dados e muito trabalho, que houve progresso na infraestrutura da cidade. Basta ver nossas equipes nas ruas, obras sendo retomadas, inaugurações de importantes investimentos, e estas obras da zona Norte que dão o tom do que é esta gestão do prefeito Edvaldo Nogueira: trabalho para todos, mas sobretudo, para quem mais precisa", ressalta.