Eliane Aquino participa da XI Conferência Nacional de Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
06/12/2017 15h31

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, está em Brasília, participando da XI Conferência Nacional da Assistência Social. Acompanhada do secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, e da diretora de proteção social, Inácia Britto, Eliane participa do evento que teve início nesta terça-feira, 5, se estende até a próxima sexta-feira, dia 8, e ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

As conferências nacionais acontecem a cada dois anos e são a culminância do processo conferencial que ocorre em todos os estados brasileiros. Esse período começa nos bairros, com as pré-conferências municipais e depois acontecem as conferências municipais e estaduais. Após esse momento, todas as deliberações do país são acolhidas em âmbito federal e discutidas na Conferência Nacional. Considerada como um momento ímpar no processo de fortalecimento de direitos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a XI Conferência Nacional da Assistência Social tem o objetivo de dialogar sobre as propostas feitas em todo o Brasil sobre a manutenção do SUAS.

Eliane Aquino acredita que o momento da conferência é extremamente importante, principalmente por todo o caminho que já foi percorrido até chegar ao âmbito federal. "Fiz questão de participar da Conferência Nacional porque acredito muito em trabalhos de construção coletiva e uma conferência começa a ser construída lá atrás, quando os bairros se juntam para expor seus anseios nas pré-conferências, que se transformam em conferências municipais, estaduais e chegam até aqui, no âmbito federal. E esta Conferência, em especial, requer nossa atenção, pois estamos num momento em que todos os trabalhadores e usuários estão lutando para a manutenção da política pública da Assistência Social, que enfrenta uma grave ameaça com os profundos cortes financeiros previstos pelo Governo Federal ".

Para Valdiosmar Vieira, um dos momentos mais significativos até agora foi a palestra ministrada pelo antropólogo Frei Betto. "Ele nos trouxe uma análise bastante salutar e real sobre a situação da Assistência Social no Brasil. Ele explicou, por exemplo, que mais de três milhões de brasileiros voltaram a aparecer no Mapa da Fome Brasileiro e que os próximos momentos serão ainda mais complexos, mas trouxe uma perspectiva de melhoria caso o SUAS seja fortalecido através das deliberações discutidas na Conferência Nacional".

Sobre a Conferência

A 11ª Conferência é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) e objetiva avaliar a situação atual da Assistência Social e os avanços do Suas, assim como propor novas diretrizes visando o aperfeiçoamento do Sistema.

A Conferência pretende reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade. O tema traz os usuários para o centro do debate e dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal, de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.