Fundat e Sescoop iniciam processo de parceria em benefício à cooperativas

Formação para o Trabalho
06/12/2017 17h10

Com o foco de ampliar ainda mais o leque de parceiros para desenvolvimento de projetos de apoio ao cooperativismo na capital, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) estreita os laços com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, entidade responsável por aperfeiçoar a administração dos empreendimentos cooperativistas, tornando-os mais competitivos em um mercado que sofre constante transformação.

A primeira aproximação se deu na participação da Fundat no V Encontro Estadual das Cooperativas de Sergipe, organizado pelo Sescoop, em Sergipe. Nesta edição, o objetivo do Encontro foi fomentar a cultura da cooperação e disseminação da doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Além disso, o evento contou com discussões voltadas à importância da integração das cooperativas, bem como o compartilhamento de experiências com a finalidade de inspirar intuito e auxiliar os cooperativistas.

De acordo com a diretora de Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, que esteve presente no encontro, a Sescoop será mais um aliado da Fundação no quesito oferecer oportunidades profissionais ao cidadão. "Estamos muito empolgados com essa nova parceria que estamos a firma. Sabemos do trabalho sério que a Sescoop desenvolve em Sergipe. Entre as nossas ações, possuímos algumas que envolvem apoio à formação de cooperativas, como a das costureiras do bairro Santa Maria. Por conta disso, queremos caminhar junto à esta instituição para recebermos suporte nos detalhes que precisamos saber acerca do correto funcionamento do cooperativismo", explica a diretora, ressaltando os resultados positivos que a entidade vêm alcançando a cada encontro que realizam.

Segundo o presidente da Sescoop, João Teles, o Encontro das Cooperativas de Sergipe é importante porque reúne em um único evento, várias cooperativas, presidentes, dirigentes e conselheiros para debates relevantes e troca de ideias e experiências a respeito da temática. "Trazemos excepcionais palestrantes, que nos orientam e nos direcionam. O nosso intuito é capacitar, aprender e conviver com as pessoas para fortalecer o sistema cooperativista", salienta João.

Para ele, aproximar-se da Fundat é mais um passo que a Sescoop está dando em direção a extensão dos serviços ao cooperativista. "Nós temos um foco que coincide com o da Fundat, por isso queremos nos unir a ela para analisar de que forma podemos beneficiar as pessoas que precisam do nosso trabalho. É com a união que se faz a força e temos certeza que a Fundação possui pessoas capacitadas para auxiliar na atividade de capacitação, orientação e formação de cooperativas que queremos dar continuidade. É uma parceria que tem tudo para dar certo e eu torço para que isso aconteça", destaca o presidente.