Sarau na Casa Lar Nalde Barbosa fortalece autoestima dos idosos

Assistência Social e Cidadania
06/12/2017 18h43

A tarde desta quarta-feira, 6, para os idosos da Casa Lar Nalde Barbosa foi cheia de musicalidade. A equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju realizou um sarau interativo no equipamento.

A música tem o poder de transportar as pessoas para lugares bem distantes. Tanto geograficamente quanto no tempo. Através de canções consagradas, que fizeram sucesso ao longo dos anos, V. usuário da Casa Lar cantava no ritmo do violão. “Essa música aqui é uma maravilha, a gente fica muito mais alegre e cheio de disposição. Sempre que quiserem trazer novamente nós vamos adorar! Eu amo música, me deixa muito feliz”.

André Calazans é coordenador do equipamento e acredita que as atividades lúdicas fazem com que os idosos se tornem mais ativos nas atividades rotineiras da casa. “Apesar de tentarmos ao máximo simular um ambiente de casa, somos uma instituição, então isso faz com que as nossas ações se tornem um pouco maçantes com o passar do tempo. Essas intervenções são extremamente importantes para que a autoestima dos nossos idosos seja fortalecida, para que eles fortaleçam os vínculos com a equipe da Assistência e para que divirtam também, o que é muito importante”, explica.

Para Lenita Alves da Cunha, cantora do sarau, trocar experiências com esses idosos é uma alegria muito grande. “Se eu não viesse hoje me sentiria triste, porque eu gosto muito de interagir com as pessoas e sei o quanto as atividades recreativas são importantes para todos eles. Cada um a seu modo, mas ninguém fica inerte à música. Quero voltar muito mais vezes para mais momentos gostosos como esse”.

Além das músicas cantadas, foi realizado um bingo de alimentos, onde os idosos puderam conhecer mais sobre as propriedades nutricionais de cada fruta, legume ou verdura. De acordo com Rosane Cunha, diretora de segurança alimentar da secretaria da assistência, essa é uma forma de estimular o consumo de alimentos saudáveis. “É um trabalho lúdico que fazemos, porque à medida que começamos o bingo e que os usuários vão ganhando, a nutricionista Tatiana Canuto vai falando os valores nutricionais, pra que que aquele alimento pode servir. Dessa forma vamos levando a segurança alimentar e proporcionando uma tarde de lazer para os idosos”.