Show de Talentos estimula descoberta de aptidões e aproxima a comunidade escolar na Emef Santa Rita

Educação
07/12/2017 19h37

A escola deve ser um ambiente de aprendizagem, que promove a socialização, contribuindo na formação ética, além de ter papel fundamental no estímulo às mais variadas aptidões dos estudantes. A secretaria municipal da Educação de Aracaju( Semed) defende e estimula que esses valores sejam implementados pelas equipes gestoras das unidades de ensino da rede municipal.


Foi pensando nisso que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro América, promoveu na quarta e quinta- feira, 6 e 7, o Show de Talentos, que contou com apresentações musicais. A iniciativa teve por objetivo aproximar a comunidade escolar e disseminar o sentimento de pertencimento e valorização da autoestima dos estudantes.


O clima era festa, muita união e revelou muito mais do que dons, demonstrou o engajamento, determinação e compromisso dos próprios alunos em fazer uma escola de aprender mais atrativa e sociável, disseminando a cultura da paz.


Show de Talentos


No pátio da escola foi montado um palco com direito a som e mesa de jurados. Foram 42 inscritos, entre estudantes a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A diretora adjunta da Emef, Fátima Marques conta que o objetivo é trabalhar valores éticos e morais através do tema escolhido.


“Em atividades como esta os talentos de muitos alunos são descobertos. Resolvemos deixar com eles a tarefa da escola do que cantar para que eles pesquisassem e conhecessem músicas boas, que educam e edificam. São 10 classificados, tem premiação com medalhas e os que venceram se apresentarão na sexta-feira, 15, na Emef Costa Melo, do Bairro Getúlio Vargas”, explica a diretora adjunta.


A coordenadora pedagógica da Santa Rita de Cássia, Simone Araújo, afirma que o comportamento dos estudantes melhorou nitidamente após o surgimento desse evento cultural. Ela comenta que, além de passarem a conservar melhor a escola, os alunos passaram a ser mais participativos e o respeito às diferenças aumentou. De acordo com ela, a indisciplina diminuiu, o respeito entre todos aumentou. Outra grande mudança relatada foi em relação a conservação do patrimônio.


 “Percebo que eles estão mais conscientes em manter a escola limpa, organizada e bonita. Durante todo o ano os alunos ficam voltados para a música, os ensaios. Eles tomaram a iniciativa de ornamentar a escola e deixar a escola mais colorida.Além disso, alunos que eram muito tímidos se soltaram mais, se apresentaram, fizeram novas amizades. Muitos deles nem falavam em sala de aula ou falavam com outros colegas no recreio”, detalha a coordenadora.


 Dedicação e vitórias


 O campeão na categoria do Ensino Fundamental foi Jamisson Rodrigues, que tem 11 anos e cursa o 6º ano. O aluno afirma que se inscreveu e passou todo o ano ensaiando. Apesar do nervosismo, Jamisson se orgulha dos resultados.


 “Faltando um mês para a apresentação ensaiei ainda mais aqui na escola e em casa. Quando fui me apresentar eu estava um pouco nervoso, mas comecei a cantar e alegrei todo mundo. Alguns colegas duvidaram de mim, mas só fiquei motivado a ensaiar mais e eu realmente ensaiei bastante, me apresentei e recebi essa notícia ótima, de que fui campeão. Minha mãe ficou muito feliz e me abraçou bastante”, relata o estudante.


Já a aluna do 8º ano, Thaiane Rodrigues, de 16 anos, fez parte da equipe de apoio e pontua que a escola ficou mais atrativa depois da existência desse e de outros eventos que permitem com que os alunos interajam melhor entre eles.


 “Eu ajudei a colocar cores, decorar as paredes, ajudei os professores na organização durante as apresentações. Iniciativas assim melhoram a escola, a gente se sente mais motivado a estar no ambiente escolar. É algo diferente que mudou muita coisa aqui na escola, como o cuidado com as portas dos banheiros e das salas, as paredes, cadeiras. Agora, olhamos a escola de outra forma”, conclui Thaiane.