População comemora retirada de feira irregular na praça João XXIII

Agência Aracaju de Notícias
11/12/2017 12h12

Os que passam pela praça João XXIII, conhecida como Praça da Rodoviária Velha, já observaram uma nova realidade para a localidade. No último sábado, 9, um plano de ação foi executado para retirar dali a feira irregular que estava instaurada. A interferência do poder público na região deixou satisfeitos os lojistas, taxistas, moradores do entorno e transeuntes.

A retirada da feira era uma demanda antiga daqueles que frequentam o Centro da cidade. O local não passava tranquilidade e, desta maneira, impedia que uma área de tamanha importância fosse utilizada da melhor maneira. De passagem pelo local o aposentado Carlos Leite comemorou. “Eu gostei da retirada dos feirantes daqui. Foi bom ver o poder público olhando para cá. A situação era crítica e agora parece que as coisas vão melhorar”. 

Quem mora na área ficou especialmente contente com a ação, uma vez que testemunhava diariamente os problemas que a feira causava na região. “Eu dou nota dez ao prefeito Edvaldo Nogueira. Eu moro aqui no centro há 35 anos e eu estou satisfeito por poder voltar a circular tranquilamente por aqui”, afirma Celso Ferreira, funcionário público.

O mais grave desses problemas era a violência, que cresceu enquanto a feira esteve instalada no local. Além da sensação de medo, os lojistas e taxistas se viam prejudicados nas suas atividades, com uma procura cada vez menor por seus serviços. “Agora nós temos uma maior liberdade e sensação de segurança. A população estava apreensiva de visitar as lojas, mas com a retirada da feira os clientes voltaram a visualizar nossos comércios. Então, nós sentimos que já melhorou e eu acredito que com o tempo a situação fique ainda melhor”, explica o lojista Jonathan Santos.

Os taxistas locais seguem a mesma linha de pensamento, se sentido beneficiados com o plano executado e percebendo, já nesse primeiro dia sem feira, uma melhora significativa para sua profissão. “A gente se sente mais seguro com a retirada da feira irregular. Além disso, melhora a imagem do Centro de Aracaju, que costuma receber muita visita de gente de outros estados. Até mesmo o trânsito já parece melhor, pois as ruas estão mais amplas”, lembra o motorista de táxi lotação Antônio José. 

A ação também melhora a mobilidade urbana e mostra o compromisso da gestão com uma das regiões históricas da capital. Esse cuidado foi reconhecido pelo taxista Léo Marques. “O Centro melhora com a retirada da feira. O local estava muito inseguro e feio. Para nós, por exemplo, os carros ficaram mais visíveis, o trânsito melhorou e, principalmente, nos sentimos mais seguros. Eu aprovo a iniciativa da Prefeitura de Aracaju por ter organizado a situação aqui”, garante.
 
A retirada aconteceu mediante revogação da liminar concedida pelo desembargador Cesário Siqueira e foi acompanhada por integrantes da Associação dos Ambulantes. Tudo ocorreu de forma pacífica, ou seja, sem qualquer tipo de ocorrência.