Prefeitura realiza mais uma reunião com empresa especializada para projeto de Wi-Fi gratuito

Sempi
25/08/2026 11h00
Início > Noticias > 119075

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (Sempi), realizou nesta segunda-feira, 24, mais uma reunião colaborativa que integra a etapa de consulta pública do programa Aracaju Conectada.
 
O encontro contou com a participação de representantes da empresa TLD Hub Tech e teve como objetivo fortalecer o diálogo com empresas especializadas e contribuir com aspectos técnicos relacionados à implementação de Wi-Fi gratuito em espaços públicos da capital.

A reunião foi conduzida pelo Departamento de Parcerias da Sempi (DPAR) e pela Coordenadoria-Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Segundo o coordenador de infraestrutura da Cogetin, Gabriel Moreira, a comunicação com empresas que já atuam no setor é importante para que o projeto seja estruturado de forma a oferecer conectividade de qualidade à população.

“A gente está buscando entregar a melhor conectividade à população aracajuana, para que ela tenha acesso a uma internet de qualidade em diferentes pontos da cidade, especialmente em locais de grande circulação, pontos turísticos e outros espaços públicos. Essas conversas, não somente a de hoje, mas também as realizadas anteriormente com provedores, servem para entender a visão das empresas interessadas sobre o formato ótimo para o serviço de Wi-Fi público”, sintetizou.

Gabriel salientou, ainda, que a experiência das empresas que já trabalham no setor pode contribuir para o aperfeiçoamento do projeto e absorver ideias de quem já atende a população com internet e possui experiência com hotspots e soluções semelhantes em outros locais. 

“A partir dessa visão e dessa experiência de mercado, podemos aprimorar a nossa proposta para que ela atenda os cidadãos da melhor forma possível e seja de interesse para os possíveis operadores, é uma parceria e todos saem ganhando”, acrescentou.

Diálogo e conectividade

O diálogo com a sociedade e com empresas especializadas em tecnologia é parte fundamental do processo de construção do ‘Aracaju Conectada’. Além das contribuições recebidas por meio da consulta pública online, a Prefeitura também possibilita que empresas interessadas participem de reuniões com a equipe técnica para apresentar sugestões, esclarecer pontos e compartilhar experiências relacionadas à implantação de redes públicas de Wi-Fi.

De acordo com o diretor do DPAR, Marconi Cavalcanti, até o momento, a Prefeitura já realizou reuniões com empresas Infonet e Acesso Fibra, além do Sindicato das Empresas Provedoras de Internet e Comunicação Multimídia no Estado de Sergipe (Sindiprose). Nesta segunda-feira, foi a vez da TLD Hub Tech contribuir com o processo de construção da proposta.

“O que buscamos com esses encontros é justamente aproximar quem conhece e atua no setor do projeto que estamos construindo, para que possamos entregar um serviço de qualidade à população. Hoje realizamos mais uma dessas reuniões. Já ouvimos outras duas empresas e também tivemos um encontro com o Sindiprose, que foi fundamental para entendermos a visão de quem atua diretamente no setor e incorporarmos essas contribuições à construção do projeto”, informou. 

Para o gerente de desenvolvimento de negócios da TLD Hub Tech, Ricardo Torres, ampliar o acesso à internet via Wi-Fi também representa uma oportunidade de promover inclusão, desenvolvimento e letramento tecnológico.

“Nós, enquanto TLD, estamos buscando contribuir para que esse projeto seja um sucesso e alcance os objetivos da Prefeitura, sempre olhando para um processo mais fluido, seguro e capaz de trazer resultados significativos para a gestão pública”, afirmou.

Ricardo ressaltou que o Wi-Fi público pode ser pensado não apenas como uma ferramenta de acesso à internet, mas também como um instrumento de apoio à administração municipal. “É importante olhar para o Wi-Fi não somente como um processo de conectividade, mas também como uma ferramenta de gestão pública”, disse.

O líder comercial da TLD Hub Tech, Marcelo de Sousa, destacou a importância da aproximação entre o poder público e as empresas especializadas para a construção de uma solução que seja viável e eficiente na prática.

“A importância da parceria público-privada é muito grande. Como empresa que já presta serviços à Prefeitura, estamos assumindo um papel consultivo, trazendo uma visão que vai além da simples entrega de Wi-Fi. Estamos falando de conectividade com segurança e alta disponibilidade, complementou.

Marcelo pontuou que a proposta também considera as necessidades da parcela da população que possui aparelho celular, mas nem sempre dispõe de acesso à internet por meio de dados móveis.

“O principal cliente do projeto, no final do dia, é aquela pessoa que tem o telefone, mas não tem dados para navegar e precisa utilizar os recursos disponibilizados gratuitamente. Nosso papel é justamente trazer para a discussão aquilo que está sendo descrito no termo de referência e mostrar o que pode ser entregue, na prática, pelo mercado”, explicou.

Segundo ele, a participação da empresa busca contribuir para a integração entre as necessidades do município e as possibilidades tecnológicas disponíveis.

“Nosso trabalho é 100% consultivo, buscando integrar essas duas frentes e contribuir para que a solução construída seja segura, eficiente e adequada às necessidades da população”, concluiu.

Consulta Pública

A consulta pública do ‘Aracaju Conectada’ segue aberta até 31 de agosto. Para participar, basta acessar o formulário disponível no portal da Sempi: https://sempi.aracaju.se.gov.br/projetos/wi-fi-publico/. Empresas interessadas em conhecer melhor a proposta também podem agendar uma visita com a equipe técnica pelo telefone (79) 4009-7966.