Promoção e defesa dos Direitos Humanos terão destaque na Semasc

Assistência Social e Cidadania
12/01/2017 15h49

Tendo como foco promover e assegurar as políticas públicas da Assistência Social como garantidora de direitos, uma das preocupações da atual gestão é enfrentar todas as formas de discriminações e preconceitos, seja por orientação sexual, crença religiosa, etnia, sexo, idade, origem ou perfil socioeconômico. Pensando nisso, na manhã desta quinta-feira, 12, a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, reuniu toda a equipe diretiva da pasta para apresentar os membros da nova Coordenadoria de Direitos Humanos da Semasc.

Além da participação ativa em colegiados ligados ao tema e articulações que enfrentem a violação de direitos, a coordenadoria terá dentre suas funções promover ações que estimulem a compreensão e o respeito à diversidade humana em todas as suas formas. "Desejo que tenhamos um trabalho preventivo altamente qualificado. Não podemos nos acomodar em apenas apagar incêndios ou buscar saídas para um problema existente. Temos que ter uma atuação preventiva forte. Precisamos empoderar a população para que esteja atenta às violações de direitos que acontecem em seu entorno. Precisamos que as pessoas entendam quando algo está errado e o porquê está", ressaltou Eliane Aquino.

Para Valdiosmar Vieira, secretário adjunto da Semasc, um dos pontos fortes do novo time é a diversidade do grupo. "Nós somos bem diferentes e isso tem tudo a ver com Direitos Humanos. Tem gente aqui de várias partes do Brasil, de várias religiões e com experiências completamente profissionais e acadêmicas distintas e enriquecedoras. Estamos com um grupo de profissionais que acredita no que fala, que milita pela dignidade dos indivíduos. Essa gestão será marcada pelo rompimento de preconceitos".  

Para os profissionais que integram a coordenação, a experiência é muito rica e a disposição da gestão em valorizar o trabalho da equipe faz toda a diferença. "Nós objetivamos empoderar a população como protagonista da própria história e resgatar a participação da Prefeitura Municipal de Aracaju na rede de proteção, que esteve fragilizada nos últimos anos. Há muito a ser feito, mas toda a equipe está bastante comprometida e empenhada", afirmou Maria Teles, que irá coordenar as ações voltadas às políticas públicas para as mulheres.