Serviços do Centro de Especialidades Odontológicas são reativados

Saúde
17/05/2017 08h10

Com o esforço da atual gestão em reconstruir a qualidade de vida e oferecer uma assistência digna à população, a Saúde dá mais um grande passo: dois serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Augusto Franco, foram reativados esta semana, depois de mais de cinco meses parados pela falta de estrutura deixada pela antiga administração. A radiologia e o atendimento aos pacientes com necessidades especiais já estão funcionando normalmente.

Segundo a coordenadora do CEO, Fernanda Albuquerque, a retomada dos dois serviços beneficiará muito a população. "O CEO é a única referência especializada em odontologia em Aracaju então, ele é fundamental para o atendimento a população. Com muito esforço da gestão e do secretário André Sotero, conseguimos reativar duas das sete especialidades do CEO e estamos batalhando incansavelmente para  retomar também as demais. Mas, com certeza, a reativação da radiologia e do atendimento aos pacientes com necessidades especiais já é um avanço enorme e estamos agora, de fato, oferecendo um serviço de qualidade", disse.

Fernanda conta que as sete salas existentes no CEO já estão com as cadeiras odontológicas devidamente instaladas e o Centro aguarda apenas a chegada de alguns insumos e aparelhos para reativar também as demais especialidades odontológicas. São elas: cirurgia buco-maxilo-facial; periodontia, endodontia; prótese e odontopediatria. O Centro tem 25 especialistas.

"Encontramos o CEO totalmente precário. Para se ter uma ideia, algumas salas não tinham nem energia e ano passado não foi feita licitação de compras para o Centro. Mas já instalamos as cadeiras odontológicas nas setes salas e já solicitamos a compra de insumos e aparelhos para que possamos reativar as demais especialidades o mais rápido possível. Esse é o nosso objetivo", comenta.

Acabou a espera

A promoter Alessandra Silva, por exemplo, já foi beneficiada com a retomada dos serviços. Ela conta que precisava fazer um raio-X há meses, mas não conseguia. No entanto, com a reativação da radiologia, agora, foi possível fazer. "Desde 2016 que eu tento fazer um raio-X. No final do ano passado vim, mais uma vez, ao CEO e fui informada de que não havia material. Mas a saga acabou e ainda bem que a radiologia do Centro voltou a funcionar, pois eu finalmente consegui fazer o raio-X", afirma.

A cirurgiã dentista do CEO, Maíra Costa, conta que também que está feliz com a retomada dos serviços. "O astral da equipe é outro. Estamos felizes com a retomada dos serviços, esperávamos isso há meses. Agora sim estamos voltando a ter condições de trabalho", disse.

Demanda reprimida

Como o CEO ficou meses sem funcionar, há uma demanda reprimida, mas, de acordo com Fernanda Albuquerque, para honrar os compromissos com a população, a equipe do Centro está ligando para os pacientes comunicando o retorno dos dois serviços.

"Temos uma demanda reprimida grande, principalmente da radiologia, por causa do tempo que o CEO ficou sem funcionar, mas estamos ligando para os pacientes para realizarmos os atendimentos que estavam agendados e não foram feitos, e estamos enviando e-mail para as unidades de saúde comunicando a retomada dos dois serviços. Por enquanto, os agendamentos estão sendo feitos manualmente no próprio CEO. Em breve, isso será feito nas unidades de saúde e elas encaminharão para o Centro", informa a coordenadora.

Além da reativação dos dois serviços, agora o CEO está funcionando em horário estendido. "Antigamente, o horário de funcionamento era das 7h às 17h, mas, estendemos o horário e o CEO está aberto para atendimento das 7h às 19h. Isso porque queremos fazer uma oferta maior de atendimentos. Com esforço e organização, vamos regularizar totalmente o CEO, que é essencial para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)", conclui a coordenadora do CEO. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone 3179-3022.