Secretário da Defesa Social busca parcerias para a Prefeitura de Aracaju junto ao Governo Federal

Defesa Social e Cidadania
08/12/2017 00h26

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, em cumprimento às orientações do prefeito Edvaldo Nogueira, discutiu, em Brasília (DF), parcerias a serem estabelecidas entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, para as áreas de segurança pública e defesa do consumidor. As agendas ocorreram na sede do Ministério da Justiça (MJ), entre os dias 5 e 7 e de dezembro.

Na Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJ (Senasp), Luis Fernando se reuniu com o coordenador-geral de Implantação e Acompanhamento de Programas Sociais de Prevenção da Violência, Mauro Douglas Ribeiro. "Nessa ocasião, pudemos discutir sobre o programa "Crack, é possível vencer". O diálogo contemplou articulações para viabilizar a utilização de uma unidade móvel que deve beneficiar a população", ressaltou o secretário municipal.

Houve, ainda, uma reunião com a coordenadora de Ações de Prevenção em Segurança Pública, Priscila Oliveira. Entre os temas debatidos esteve a  Patrulha Maria da Penha, que integra o planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. "A partir deste  diálogo, a Senasp está disponibilizando cursos e, futuramente, também serão fornecidas viaturas e materiais para equipar os veículos", destacou Luis Fernando.  

Defesa do consumidor

No mesmo período, ocorreu a 18ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A programação foi composta, inclusive, pelo Fórum Procons Brasil, que também contou com a participação do secretário Luis Fernando.

Na pauta estiveram temáticas como a dos seguros de garantia estendida e venda casada, combustível e o controle de preços pelos Procons, resolução 400 da ANAC e valores das passagens aéreas, dentre outros.

"As reuniões foram extremamente proveitosas porque discutimos problemas em comum e conhecemos soluções variadas, aplicadas em diversos locais do país, que podemos utilizar como referência para implementar no Procon Aracaju. Compartilhamos conhecimentos e observamos que, dentro das nossas metas, estamos bem colocados em relação aos demais órgãos, inclusive no que se refere ao projeto de implementação dos serviços", avaliou o secretário Luis Fernando.