Escola de Governo apresenta dados do exercício de 2017

Planejamento e Orçamento
15/12/2017 16h52

O relatório apresentado pela Esgap demonstrou que neste ano, nos meses de maio a novembro, foram realizados 54 eventos entre cursos e palestras alcançando 944 servidores. As capacitações foram feitas por facilitadores da própria Administração Pública Municipal e de instituições parceiras de ensino superior, o que gerou mais visibilidade do projeto da escola na sociedade, e deu mais eficiência e eficácia nas ações da gestão municipal.

Segundo o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, Aracaju vive um novo momento quando concentra esforços para voltar a ser uma cidade de qualidade vida. "Esta realidade desafia o Governo Municipal a enfrentar os problemas acumulados focando em encontrar soluções inovadoras no sentido de promover ao cidadão o direito de uma vida digna", disse, destacando que os números apresentados no Relatório de Gestão - 2017 traduzem os grandes progressos em capacitações da atual gestão.

De acordo com o levantamento, fazendo um comparativo com o ano passado, a Escola de Governo realizou, neste ano, 49 cursos para 85 turmas, o que significa um crescimento de 83,68% em capacitações com relação ao exercício anterior quando foram apenas oito. Além dos cursos, a Esgap realizou cinco palestras com temas voltados para o bem-estar dos servidores o que, segundo Bosco Rolemberg, "reflete no dia a dia de cada trabalhador da Prefeitura, seja no desempenho das suas atividades ou nas tarefas fora do expediente", pontuou.

Os números também demonstram o crescimento de 86,7% na quantidade de servidores capacitados, que subiu de 125 para 944. Outro dado expressivo foi a parceria que o Governo Municipal fez com diversas instituições de ensino superior, além de outros entes governamentais. Neste ano foram nove entidades, contrariando o quantitativo do ano passado que foi de apenas uma. Isso justifica o aumento, também, de profissionais do ensino que levaram conhecimento aos servidores, um total de 48. No exercício anterior foram 7 facilitadores.

Outro destaque da Esgap no período foram as palestras cujo ciclo foi iniciado no mês de setembro com o tema "Motivação e Liderança". Além deste, outros quatro importantes temas foram abordados na Esgap como, por exemplo, "Políticas Públicas de Segurança Nacional", ministrado pelas conferencistas cariocas Ana Paula Mendes de Miranda e Roberta de Mello Correa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

Neste ano a Esgap também abriu as portas para o público externo quando, nos meses de setembro e outubro, recepcionou e capacitou cerca de 650 micro e pequenos contribuintes e usuários do Webiss, sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de Aracaju. Em dois meses, a Esgap capacitou 17 turmas no curso promovido pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), através de técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). "Vale destacar a realização do I Ciclo de Treinamento Integrado da PMA, que teve como público alvo os servidores municipais. Este foi um evento muito importante no âmbito do Governo Municipal, pois seu principal objetivo foi padronizar os procedimentos administrativos e financeiros de cada secretaria", explicou o diretor da Escola de Governo.

Para o secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, essas ações fazem parte dos objetivos elencados no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju para os anos 2017 - 2020 que é, inclusive, "fazer uma gestão moderna, voltada para a cidade inteligente, a fim de atender as necessidades do cidadão aracajuano e fazer um governo de inclusão e participação, sendo auxiliado pela área tecnológica”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a meta para o próximo ano é afinar ainda mais as parcerias com as instituições e captar recursos o que dará condição para que a Esgap continue sendo centro da capacitação e formação de novos gestores. "A nossa proposta é estreitar os laços com as entidades parceiras para que possamos proporcionar mais cursos, mais conhecimento aos servidores. Para isso, temos projetado a realização de novas parcerias com entes de diversos setores; assinatura de termo de cooperação com instituições financeiras visando a captação de recursos; além do estabelecimento de parceria com Secretarias do próprio Município para que, juntos, possamos elaborar e executar o Programa de Formação de Gestores e do Programa Instrutor Servidor, por exemplo", enfatizou.

A Esgap

Com a missão de capacitar, qualificar e valorizar os servidores, além de desenvolver talentos no sentido de que a Gestão Municipal preste serviços à sociedade de maneira eficiente, ética e cidadã, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), é vinculada à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e sua origem é estabelecida pela Lei Municipal 4.731, de 28 de dezembro de 2015. Esta Lei define os diversos objetivos da Esgap, entre eles promover, preparar e executar ações de formação, capacitação, aperfeiçoamento e valorização de servidores públicos da Administração Municipal do Poder Executivo. Além disso, prevê a promoção de ações de atendimento psicossocial aos servidores. Dirigida por João Bosco Rolemberg, a Esgap possui em seu quadro de pessoal quatro servidores.