Lançamento: novo site da Prefeitura de Aracaju é mais interativo e moderno

Comunicação Social
20/12/2017 14h22

Otimização e interatividade. O portal da Prefeitura de Aracaju na internet está de cara nova.  Idealizado pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), o novo site entrou no ar na manhã desta quarta-feira, 20, com muitas novidades. Moderno e de fácil acesso, o site foi apresentado pelo secretário municipal da Comunicação Social, Luciano Correia, durante a confraternização com a imprensa realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em um hotel na Orla da Atalaia.

Com um layout mais moderno, o site oferece ao internauta mais facilidade nas buscas realizadas e se integra à ideia de ‘cidade inteligente', um dos pilares da administração do prefeito Edvaldo Nogueira. "O site se adapta às linguagens do patamar digital e, cada vez, mais constrói suas ferramentas pensando na conectividade, pensando em facilitar o acesso e dar uma maior navegabilidade. Priorizamos três eixos fundamentais, que são  as notícias, os serviços e informações da Prefeitura e a interatividade. O cidadão tem a oportunidade de participação com sugestões e críticas. Por essa facilidade, rapidez e conectividade que o novo site traz, ele aproxima a população da administração municipal e nos torna cada vez mais digitalmente disponíveis", explica Luciano Correia.

Interatividade é a palavra-chave que descreve o novo portal da PMA. Agora, a população terá mais um canal de comunicação com Prefeitura, de forma mais rápida e fácil. "Existe a possibilidade de o cidadão interferir diretamente na gestão através do site. Quem acessa a página vai encontrar um mapa colaborativo onde o cidadão vai poder escolher o seu bairro e propor qualquer alteração, que vai desde a troca de uma  lâmpada queimada até um buraco na rua, construção de praça ou creche. Os aracajuanos terão um local exclusivo para exporem suas demandas, que serão levadas para a gestão",  destaca o diretor de Mídias Digitais, Danilo Aguiar.

Um dos desenvolvedores do novo portal, Ubiratan Moraes, explica que site foi pensado para abranger as mais diversas tecnologias. "O site foi pensado para ser mobile, que é a adaptação para dispositivos móveis. A grande preocupação foi o fornecimento de novos conteúdos e interação com redes sociais para se anexar a esse novo paradigma. Não tem uma ferramenta pronta, ela vai sempre crescer, e continuar oferecendo funcionalidade aos usuários".

TV PMA

Uma das grandes novidades do site é a criação da TV PMA, que levará o conteúdo da Prefeitura de Aracaju também no formato audiovisual. Conectada à maior plataforma de vídeo do mundo, o YouTube, a TV foi criada pensando na força que o audiovisual vem ganhando em todo o mundo e na quantidade de pessoas que, cada vez mais, possui acesso aos meios digitais.

"Buscamos não trabalhar somente com os formatos tradicionais da TV, mas também produzir novos formatos e integrar a urgência dessas novas linguagens. Faremos chamadas diárias direto da redação, atualizando sobre as principais notícias da Prefeitura. A PMA é muito grande e tem uma complexidade imensa e demanda muita informação. O canal TV PMA será fortalecido como um canal contínuo, que vai buscar contemplar a informação jornalística, experimentando as novas linguagens do audiovisual", afirma o secretario Luciano Correia.

Outros serviços

O internauta que acessar o novo site da PMA encontrará diversos links, como acesso rápido às informações das secretarias, empresas e fundações municipais, telefones úteis e os serviços da Prefeitura, além do acesso às redes sociais.