Eliane Aquino reúne secretarias para avaliar planejamento intersetorial da gestão

Assistência Social e Cidadania
26/12/2017 19h37

Com o foco na promoção e garantia de direitos das pessoas em maior situação de vulnerabilidade social, na tarde desta segunda-feira, 26, a vice-prefeita e secretária da Assistência Municipal de Aracaju, Eliane Aquino, se reuniu com secretários e representantes da Educação (Semed), Saúde (SMS) e Defesa Social e Cidadania (Semdec) para dialogar sobre a unificação dos territórios de gestão. O encontro é resultado da consolidação do trabalho coletivo entre os órgãos, realizado desde o mês de maio deste ano, para subsidiar o planejamento e as ações a serem executados nos próximos anos de administração, de maneira intersetorial e integrada. 

“Esta é uma apresentação do que as equipes técnicas já conseguiram chegar de mais perto na territorialização dos bairros e das atividades do município. O nosso objetivo aqui é identificar as problemáticas, não com um olhar individualizado das áreas, mas de forma conjunta. Estamos encontrando alternativas para os trabalhadores que estão atuando na área e tivemos a coragem de pensar como isso vai funcionar unificadamente. Este diálogo entre os gestores hoje servirá para viabilizar, no futuro, um caminho para que os agentes lá da ponta possam entender que a aplicação dos serviços pode e deve ser feita associada a outros serviços”, destacou Eliane Aquino. 

A assessora de Planejamento da Assistência, Shirley Dantas, explicou como o processo vem sendo construído. “Através de um somatório de esforços, as assessorias de planejamento das secretarias estavam conduzindo os estudos, sendo hoje o momento de apresentar aos secretários o fruto desses levantamentos que fazem parte de uma das ações do projeto “Aracaju Segura”. Estamos aqui para validar os os estudos realizados com a administração, para que possamos dar continuidade às ações contempladas dentro dessa proposta, onde as áreas da Assistência, Educação, Saúde e Defesa e Cidadania atuam”, ressaltou.

Alguns dos critérios utilizados para fazer os levantamentos foram os limites dos bairros, tamanho da população e proximidade das regiões, indicadores sociais, distribuição de equipamentos sociais para atendimento e de demandas. Para a secretária da Saúde, Waneska de Souza Barboza, a reunião serviu para perceber quais as principais questões que vem afetando tanto o bom andamento das pastas, quanto o acolhimento da população. “Estamos aqui para entender melhor como validar as soluções, minimizar as adversidades e, consequentemente, dar uma maior qualidade de vida aos cidadãos aracajuanos. Acredito que a parte mais difícil nós já conseguimos fazer, que é o mapeamento, e agora começamos a visualizar, na prática, nossos pontos de estrangulamento”, salientou a secretária.

Pensamento corroborado pela secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite. “Eu vejo com boa perspectiva esta proposta de articulação dessas políticas públicas para que a gente garanta o acesso aos serviços, principalmente nas áreas mais vulneráveis. Enquanto Educação, precisamos refletir não apenas sobre o conteúdo a ser repassado nas escolas e instituições, mas pensar nas pessoas enquanto seres integrados. A intersetorialidade nos dá essa perspectiva e assim damos um salto de qualidade”, afirmou. 
 
Já o secretário de Defesa e Cidadania,  Luis Fernando Silveira de Almeida, ponderou sob a perspectiva da segurança. “Para nós, acompanhar este processo é entender que a segurança deve ser um meio e não um fim. Não possuímos equipamentos, atendemos as demandas quando solicitados. Seja na garantia de proteção, através da Guarda Municipal, seja no cuidado ao cidadão, no trabalho da Defesa Civil, nosso esforço é nos unirmos para que a população tenha na cidade sua referência de bem estar", disse.