Prefeitura realiza vistoria na Orla Pôr do Sol para garantir segurança aos visitantes

Indústria, Comércio e Turismo
28/12/2017 15h43

O primeiro olhar de quem chega na Orla Pôr do Sol é de encantamento com o cenário natural, que transforma o local em um dos mais belos e atraentes espaços da cidade. E com a chegada do verão, associada ao período de festas de fim de ano, há um significativo aumento no fluxo de turistas no local.

Por isso, visando garantir a segurança de moradores, trabalhadores e turistas que visitam a Orla, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), da Defesa Civil de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou na manhã desta quinta-feira, 28, uma vistoria no local para avaliar as condições estruturais do espaço. “Essa visita consiste em dar segurança às pessoas que visitam este espaço e para isso será preciso interditar temporariamente os trechos mais danificados e promover um melhoramento em outros trechos para que o turista tenha melhor acesso às pontes que os levam às embarcações”, explicou o coordenador geral da defesa Civil de Aracaju, capitão Silvio Leonardo Vieira Prado.

Durante a vistoria, o secretário Jorge Santana observou a movimentação de turistas no local e sugeriu aos técnicos medidas emergenciais em alguns pontos, como o calçadão de concreto da orla. Também considerou que em função da completa reforma, programada para 2018 e assegurada por meio de parceria com o Governo do Estado no âmbito do Prodetur, os reparos observados na visita de hoje serão paliativos, de forma a garantir a segurança das pessoas no local até a completa obra. "Infelizmente as questões burocráticas atrasaram o início da ampla reforma que será feita nesse espaço turístico, agora prevista para ser licitada em janeiro próximo, mas não poderíamos deixar de agir, ainda que paliativamente, em favor da segurança de todos que utilizam esse importante espaço que é a Orla Pôr do Sol", ressaltou.

O espaço passou os últimos quatro anos sem a devida manutenção, mas a Prefeitura já busca viabilizar melhorias. De acordo com o diretor de Operações da Emurb, José Alberto Bispo Nascimento, serão tomadas medidas paliativas. “Aqui será feita uma reforma geral, inclusive já existe projeto para isso, mas para garantir o fluxo das pessoas, com segurança, vamos isolar os trechos mais complexos e fazer uma intervenção paliativa amanhã e sábado”, destacou.