Saúde do Trabalhador realiza ações relevantes durante o ano

Saúde
28/12/2017 18h00

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), setor que pertence à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), promoveu ao longo deste ano várias ações de fortalecimento da Política de Saúde do Trabalhador, não apenas na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas em diversas instituições públicas e privadas.

A coordenadora da Reast, Karla Magaly Lima, informou que até o segundo quadrimestre deste ano foram realizadas quatro mil ações de saúde do trabalhador por técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), como consultas, avaliações funcionais, atividades educativas e acolhimentos. “Tivemos uma ação focada no atendimento aos trabalhadores vítimas de violência em seus postos de trabalho nas nossas unidades durante todo este ano”, disse.

Ela acrescentou que também foram realizadas mais de mil ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), considerando inspeções, análise de dados, buscas ativas, observatórios, buscas das declarações de óbitos, dentre outros. “Nós fechamos o relatório de ações a cada quadrimestre e o último ainda não foi concluído. Nossas ações são basicamente de vigilância, mas também tiramos dúvidas dos trabalhadores e dos respectivos sindicatos quanto às legislações trabalhistas e de previdência social, apesar de a nossa rede ser ligada ao Ministério da Saúde”, enfatizou.

Mais ações

Karla elencou as principais ações deste ano como a manutenção do grupo de estudos sobre câncer relacionado ao trabalho e o cumprimento de toda a agenda. Juntamente com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram avaliados metade dos consultórios odontológicos das unidades de saúde e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em relação ao risco “ruído”, com uma linha de cuidado montada e estruturada dentro do protocolo de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional (PAIR). “Parceria esta, levada, inclusive, aos trabalhadores de algumas instituições da capital. Este trabalho será concluído em 2018”, divulgou.

Outra ação de destaque ocorreu quando a Reast foi convidada a auxiliar o Corpo de Bombeiros de Sergipe na sua primeira edição do Projeto “Salvando os Salvadores”, que ocorreu em outubro, quando foi realizada a avaliação auditiva dos trabalhadores deste serviço. “Além de várias outras ações, destacamos como muito importantes dois acontecimentos este ano. Um, foi o nosso primeiro intercâmbio, ao recebermos a visita de uma técnica da Visat de São José dos Pinhais (PR), interessada em conhecer o trabalho realizado pela nossa Reast para servir de modelo para ao município. O outro acontecimento foi a mudança de endereço da sede do Cerest para uma unidade maior, que ainda está passando por adequações, e que poderemos incrementar ainda mais em 2018. Além disso, estamos construindo propostas de uma autoridade sanitária, de equipes de retorno de matriciamento e de segurança do trabalho, e a recolocação da equipe da segurança. Todas essas ações deixaram nos muito felizes e motivados”, ressaltou Karla Magaly.

A nova sede do Cerest fica na Praça Durval Andrade, 222, bairro Atalaia (antigo Caps David Capistrano), e os telefones para contato são: 3179-2792 e 3248-7203.

Divisão da Rede

De acordo com a coordenadora da Reast, Karla Magaly Lima, a rede é dividida em dois equipamentos: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). O Cerest é regional, e atende os oito municípios da Região de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Riachuelo, Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D'Ajuda). “O Centro presta atendimento especializado sobre os 11 agravos que estão no protocolo do Ministério da Saúde", informou.

Já a Visat é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde que atende a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que interfiram nos agravos e seus determinantes, decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivo. “Tanto o Cerest quanto a Visat são compostos por uma equipe multidisciplinar, com 20 profissionais da área da saúde e da segurança do trabalho, entre os quais estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, engenheiro químico e assistentes sociais”, explicou Karla Magaly.