Festival de Cultura Corporal envolve estudantes da Emef Sérgio Francisco

Educação
05/01/2018 15h00

Apresentações de dança, capoeira, ginástica rítmica e cabo de guerra marcaram os dois dias do I Festival de Cultura Corporal da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, com culminância nesta sexta-feira, 5, de todos os projetos de educação corporal desenvolvidos durante o ano letivo 2017.

De acordo com a diretora adjunta da escola, Delma Araújo, a comunidade escolar tem trabalhado a socialização entre estudantes com atividades lúdicas como forma de estimular o trabalho em equipe, a união, o comprometimento, bem como o respeito ao próximo. “Nós envolvemos todo o ensino fundamental menor e vimos os resultados na prática, através do desenvolvimento desses alunos com a cultura corporal o que certamente trarão benefícios para o comportamento deles na escola e na sociedade”, revela.

 A professora Marluce Pereira idealizou o projeto junto ao professor João Bosco Tavares. Para ela, a iniciativa é de suma relevância na transformação dos estudantes. “A Emef Sérgio Francisco está inserida em uma comunidade com níveis altos de violência. Sabemos que a prática esportiva e as mais variadas atividades corporais trazem consigo disciplina, senso de responsabilidade e metas a serem cumpridas, o que naturalmente faz com que essas crianças modifiquem, para melhor os seus comportamentos, sobretudo, por terem a autoestima elevada e uma boa relação com a comunidade escolar”, explica Marluce.

Atividades

Com 6 anos, Cleberton Santos é aluno do 1º ano do ensino fundamental e sua equipe foi a vencedora do cabo de guerra. “Aqui, eu brinco com todos os meus amigos da escola, a gente aprende a se respeitar e isso deixa a gente muito feliz. Hoje, eu ganhei no cabo de guerra, mas na verdade todo mundo ganha”, explicou.

Já Hiana Dominique, 7 anos, 2º ano, participou de quase todas as atividades e contou sobre o que achou mais importante. “Eu me apresentei no grupo de dança, joguei capoeira, participei do cabo de guerra, mas nossos professores nos ensinam várias outras coisas como a importância da alimentação, sobre a importância da limpeza. Hoje, foi o dia da gente apresentar tudo o que aprendemos durante todo o ano”, afirmou.