Núcleo Comunitáro de Defesa Civil é implementado no bairro Cidade Nova

Defesa Social e Cidadania
09/01/2018 19h41

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), no bairro Cidade Nova, está em fase de implementação. Na tarde desta terça-feira, 9, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, realizou o segundo encontro com membros da comunidade. O objetivo da reunião foi alinhamento de estratégias de divulgação das ações a serem desenvolvidas no bairro, assim como o esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de informações.  

A ação integra o processo de formação de um grupo de voluntários, composto por moradores da área de risco, com o objetivo de instruir os cidadãos sobre procedimentos adequados em caso de adversidades. Além disso, o grupo poderá auxiliar as equipes de Defesa Civil, caso haja necessidade de deslocar a população para uma área segura, entre outros auxílios.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Sílvio Prado, destaca que através dessa reunião é possível manter o acompanhamento das atividades propostas, assim como estimular a adesão de novos voluntários. "O diálogo com a comunidade é fundamental para garantirmos o sucesso das ações. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a contribuir maior será o alcance das informações necessárias ao processo de prevenção dos riscos", ressaltou o coordenador.

Para a analista de projetos, Rosimare Cavalcanti, é através dessa relação estabelecida com a comunidade que torna-se possível entender de maneira mais profunda suas reais necessidades. "É uma espécie de direcionamento já que cada bairro tem suas especificidades. Não existe uma fórmula igual para todos", destacou.

No bairro Cidade Nova, a primeira reunião ocorreu no dia 12 de dezembro, quando moradores puderam entender a importância e objetivos do Nudec. A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Risoleta Neves, Shauna Freire, que é também moradora do bairro, ressalta a contribuição dessa parceria com a comunidade. "O principal objetivo é desenvolver ações de prevenção, como o combate aos riscos em caso de desabamento e enchentes, porque a nossa área é extremamente afetada por esse tipo de situação. A Defesa Civil articula agentes comunitários para abranger ainda mais todo o território geográfico do nosso bairro, o que é muito positivo", disse ela.

Nudec

Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) visam implementar estratégias preventivas aos desastres e, ao mesmo tempo, preparar a população para lidar com situações de risco, seja ela ocasionada por enchentes, desabamentos ou outras adversidades.  

Sílvio Prado destaca que a população terá um papel fundamental diante dos casos de risco. "O núcleo poderá, de forma rápida, nos abastecer com  informações que irão auxiliar o trabalho  da equipe da Defesa Civil, em situações de adversas. Dessa forma poderemos agir de forma rápida e precisa, diminuindo o tempo resposta e melhorando ainda mais a qualidade da ação", concluiu o capitão.