Nosso Pomar: alunos realizam arborização da Escola Teixeira Lott

Educação
10/01/2018 17h59

Mais uma escola municipal de Aracaju foi arborizada através do Projeto Nosso Pomar, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Em 2017, foram plantadas em praças, escolas e avenidas de Aracaju cerca de quatro mil mudas de espécies arbóreas. 

Desta vez a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Teixeira Lott, localizada no Bairro América foi contemplada, nesta quarta-feira, 10, com o plantio de 18 mudas de árvores. Consideradas ornamentais as quatro espécies plantadas foram o pau-brasil, ipê rosa, tespésia e a murta de cheiro, que possuem como características principais a copa frondosa e a bela floração.

Essa iniciativa objetiva proporcionar às unidades de ensino da capital um ambiente mais agradável e o contato mais próximo com a natureza. Para que as mudas se desenvolvam de maneira satisfatória no local são necessários cuidados regulares como irrigação, capinagem e adubação, que ficam sob a responsabilidade da comunidade escolar.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Nascimento, destacou a participação da escola no projeto. "Foi notável o engajamento de todos que compões a escola nesse processo. É importante frisar que o envolvimento dos alunos, professores e gestores escolares é crucial ao sucesso da arborização das nossas unidades de ensino", afirma.

A coordenadora pedagógica da Emef, Daniela da Silva, explicou que o plantio foi a culminância das atividades ligadas à conscientização ambiental que a Semed, em parceria com a Sema, vem desenvolvendo na escola. "Essa semana os alunos assistiram peça de teatro sobre a preservação do meio ambiente, receberam palestra sobre o cuidado com as espécies que eles mesmos estão plantando na escola. Então esse protagonismo é salutar às crianças e ao ambiente escolar", detalhou.

A aluna do 4º ano, Ana Paula dos Santos, 12 anos, era uma das mais empolgadas na atividade do plantio. "Nós aprendemos a cuidar de cada uma dessas mudas e sabemos como elas vão crescer e os benefícios que vão trazer para a nossa escola, eu me sinto muito feliz plantando esse ipê rosa", mostrou. 

Arborização Urbana

O projeto Nosso Pomar faz parte do Plano de Arborização Urbana da Prefeitura Municipal de Aracaju, um plano que estabelece programas de desenvolvimento de forma que se possa associar a implantação técnica da arborização da cidade a práticas de sensibilização ambiental.

O Programa "Nosso Pomar" faz parte do eixo do Plano e tem como objetivo o plantio de espécies arbóreas em escolas, praças, residências e condomínios, ações que estão associadas a um trabalho de educação ambiental para sensibilização quanto aos benefícios e importância da árvore.