Emei Dom Avelar Brandão investe no desenvolvimento psicomotor das crianças

Educação
10/01/2018 18h15

"Correr, pular e se equilibrar são atividades necessárias e de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, sobretudo nas primeiras fases da vida". Essa afirmação é da coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, Edilma Feitosa. Nesta quarta-feira, 10, os alunos participaram de atividades que visam trabalhar as cores, a coordenação motora, o equilíbrio e a assimilação das formas geométricas.

Ainda segundo Edilma, os exercícios para o desenvolvimento da coordenação motora são rotineiros na Dom Avelar e explica que o que parece brincadeira para a criança é, na verdade, um estímulo à motricidade, através de atividades recreativas orientadas pelas cuidadoras da creche.

"Hoje, os alunos brincaram de pular dentro de círculos de cores variadas, andaram sobre os quadrados e exercitaram o equilíbrio. Fazemos esse tipo de trabalho de duas a três vezes por semana, assim eles brincam, vão aprendendo e o resultado é nítido para nós: além de se mostrarem mais motivados no ambiente escolar, percebemos que adquirem mais entrosamento com os coleguinhas e uma facilidade maior em realizar trabalhos em grupo", pontua a coordenadora.

Cuidadora da escola, Liliane Rodrigues, ressalta que as atividades para a coordenação motora auxiliam tanto no desenvolvimento das funções corporais, quanto das intelectuais, a exemplo das capacidades cognitivas, visuais, motoras e das variadas noções de espaço.

"Realizamos, aqui na escola, práticas lúdicas para fazer com que as crianças aprendam de forma prazerosa, brincando. Assim, utilizamos não só brincadeiras no pátio e que incentivam o desenvolvimento dos movimentos, mas também aquelas trabalhadas em sala de aula e que estimulam o raciocínio, como os joguinhos, quebra-cabeças, colagens, pinturas e outras", destaca a cuidadora.