SMTT leva lições sobre o trânsito à Emef Olavo Bilac

Transporte e Trânsito
10/01/2018 18h34

“Eles são multiplicadores. A gente chega aqui e fala que não pode andar no carro sem cinto de segurança, que precisa atravessar a rua sempre na faixa de pedestres, explicamos o porquê da velocidade da via deve ser respeitada, e eles falam tudo para os pais em casa. Quando saem na rua, lembram do que falamos e com isso passam a se cuidar mais”. É assim que o ator Paulo Rodrigues, do Grupo Cones de Teatro, descreve o trabalho desenvolvido nas escolas.

O grupo integra a Coordenadoria de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A equipe começou o ano com uma série de ações de conscientização nas escolas públicas e particulares da cidade. A atividade desta quarta-feira, 10, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.

A coordenadora pedagógica, Maria das Graças Azevedo, acredita que esse trabalho contribui para a formação de jovens mais conscientes. “Aqui nós trabalhamos com crianças de sete a 13 anos de idade. As turmas do 2° ao 5° ano assistiram à peça de teatro. Eles participaram, responderam às perguntas e isso faz parte da formação de pessoas mais conscientes e de um trânsito mais seguro no futuro”, disse a coordenadora.

O estudante Gabriel Santos, de 11 anos, conta o que aprendeu. "Além de passar sempre na faixa de pedestres, é importante ser visto pelo motorista e fazer o sinal de vida", falou.

Programação

Na quinta-feira, 11, o Grupo Cones de Teatro se apresentará na Emef Dr. José Calumby Filho, no bairro Santa Maria. Na sexta, será a vez da Emef Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo. Na próxima semana, a equipe voltará a atuar nas escolas particulares da cidade como parte da programação de volta às aulas.