Prefeitura de Aracaju promove bem-estar aos servidores com ginástica laboral

Agência Aracaju de Notícias
11/01/2018 14h10

Preocupada com o rendimento e a saúde mental e física dos servidores, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), irá oferecer Ginástica Laboral aos servidores a partir da próxima segunda-feira, 15. A iniciativa integra o Programa ‘Servidor Saudável’ e faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura para os próximos anos.
 
Segundo o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, o programa, além de prevenir doenças ocupacionais, incentiva hábitos saudáveis e a interação entre os servidores. “As atividades são rápidas e não vão atrapalhar a rotina dos setores. A gente pretende com isso investir na qualidade de vida dos servidores, seguindo exemplo do que a gente quer fazer na cidade como um todo que é reconstruir a qualidade de vida do cidadão e a gente começa dentro de casa”, colocou.
 
Neste primeiro momento, as atividades serão realizadas nas secretarias situadas no Centro Administrativo, sede da Prefeitura de Aracaju. “Pretendemos desenvolver essa atividade em todas as secretarias. Vamos começar pelo Centro Administrativo. Dentro do nosso cronograma, estão também a Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho. Com o tempo, a gente espera atingir o maior número de órgãos e secretarias possíveis da Prefeitura”, explicou o secretário.
 
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura e pretende criar um ambiente de trabalho mais saudável e efetivo. "Um dos pilares do Planejamento Estratégico é a garantia de uma prestação de serviços com excelência, e para que isso aconteça é necessário garantir, também, a saúde dos nossos servidores. A Sejesp, em parceria com a Secretaria do Planejamento, inicia segunda-feira uma série de eventos neste sentido, o que resultará inúmeras possibilidades de melhorias para o serviço público municipal como, por exemplo, a redução do índice de absenteísmo e a motivação do servidor, sendo estes os principais beneficiados, bem como toda a sociedade aracajuana", ressalta Fernanda Moura, coordenadora geral de gestão pessoal. 
 
A atividade durará em média 15 minutos e será conduzida por profissionais de Educação Física e acadêmicos. O coordenador do programa Servidor Saudável da Sejesp, Edelzio Junior, ressaltou a importância da ação e os benefícios que ela vai proporcionar aos servidores. “A ginástica tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, além de evitar doenças ocupacionais, a exemplo de Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Nós faremos essa atividade pelo menos duas vezes por semana. O tipo de exercício vai depender da necessidade de cada servidor”, afirmou.
 
Ginástica Laboral
 
É uma prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletivamente dentro do próprio local de trabalho, durante a jornada diária. O principal objetivo é prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.