Educação de Aracaju realiza reunião ampliada com equipes gestoras das 74 unidades de ensino

Educação
11/01/2018 14h58

Nesta quarta-feira, 11, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), realizou uma reunião com os diretores e coordenadores das 74 unidades de ensino para. O encontro aconteceu no auditório Antônio Vieira de Melo, bairro Siqueira Campos. A reunião teve três objetivos: o lançamento da campanha Janeiro Branco, orientações sobre o encerramento do ano letivo 2017 e a realização da I Mostra Pedagógica e Empreendedora das Escolas Municipais que acontecerá no fim de fevereiro.

A secretária da Educação em exercício, professora Antônia de Arimatéia, fez a abertura da reunião destacando a importância da presença massiva dos diretores e coordenadores como demonstração de comprometimento. "Recebemos com satisfação e com os votos de um ano de 2018 de muito trabalho e de alcance de objetivos em nossa rede todos os gestores das nossas escolas para discutirmos essas questões essenciais", destaca.

Presente na reunião, a diretora da Emef Costa Melo, Itamara Lopes, achou muito importante que o ano de 2018 inicie com uma reunião ampliada. "Essa reunião é de fundamental importância para continuarmos nosso diálogo.  A escola, por exemplo, tem dois calendários de encerramento e aqui estou tendo  a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as questões que são comuns a todas as escolas. Este é um espaço de extrema importância para todos nós", ressalta.

Calendário letivo 2017

O calendário letivo de 2017 encerrará até o dia 16 de março. Devido à greve e às paralisações realizadas pelos professores em 2017, ficou definido que as Escolas Municipais de Educação Infantil encerrarão suas atividades em janeiro e fevereiro e as Escolas de  Ensino Fundamental (Emefs) encerrarão de fevereiro até o dia 16 de março.

Sobre o assunto o diretor da Educação Básica (DEB/Semed), Manuel Prado, explicou que a equipe do DEB está se esforçando para organizar o calendário letivo das escolas da rede de ensino de forma que o início e o término das aulas sejam muito próximos em todas as unidades de ensino. "Iniciamos isso esse ano e esperamos que gradativamente o nosso calendário fique unificado para uma melhor organização dos processos dos nossos anos letivos", pontua.

Mostra pedagógica

Na reunião foi apresentada, ainda, como será a I Mostra Pedagógica e Empreendedora das Escolas Municipais, que está sendo organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) e visa incentivar e fortalecer as boas ações pedagógicas na rede municipal de ensino. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro.

A diretora do Ceafe/Semed, Rita Amorim, explica que, na ocasião, alunos e professores terão a oportunidade de apresentar seus projetos de inovação nas práticas de aprendizagem e de ensino. " Será a primeira mostra de práticas inovadoras que professores e alunos já desenvolvem em nossas unidades de ensino e agora terão a oportunidade de compartilhar com toda a rede", explica.

Janeiro Branco

O início da reunião foi marcado pela dinâmica de apresentação da importância do Janeiro Branco, que se trata de uma campanha pela cultura da saúde mental. A psicóloga do Ceafe, Jouse Mara Santos, conduziu uma atividade de acolhimento dos presentes e destacou a importância dos cuidados com a saúde mental.

"Nós distribuímos laços brancos para lembrar que os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados com os outros setores da nossa vida. Nós precisamos nos abrir a uma cultural na qual aprendamos a enxergar com a alma e a apreciarmos com o coração os nossos processos", exemplifica.