IPTU: Prazo para cota única termina na próxima segunda, 15

Fazenda
12/01/2018 11h50

Os proprietários de imóveis que pretendem realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única devem ficar de olho no prazo: o benefício do desconto termina na próxima segunda-feira, dia 15. Para aquele contribuinte que não tem dívidas com o município, a Prefeitura de Aracaju concede um desconto de 7,5%.

"Já para quem está inadimplente com o poder público municipal, a porcentagem de desconto cai para 2,5%", lembra a diretora do Departamento de Tributos Imobiliários (Dtim) da Secretaria da Fazenda, Ignêz Souto. Ambas as situações já vem descritas no carnê do IPTU, que tem sido entregue pelos Correios ou pode ser retirado no Portal do Contribuinte, no endereço eletrônico financas.aracaju.se.gov.br/contribuinte/.

A Prefeitura espera arrecadar, ao todo, algo em torno de R$ 160 milhões com o tributo, que é o segundo mais importante para o município. A Constituição determina que 25% do que é arrecadado pelo IPTU seja investido em Educação, 15% em Saúde - embora Aracaju esteja encaminhando 20%. Além disso, a gestão utilizará o recurso para aplicação na limpeza urbana, coleta de lixo, operação de recapeamento asfáltico e contrapartida de obras.