Educação Infantil: Semed articula estratégias para dinamizar e fortalecer o ensino infantil

Educação
15/01/2018 15h47

A semana para a rede municipal da Educação de Aracaju começou em tom de fortalecimento da educação infantil.  Em reunião, realizada esta segunda-feira, 15, conduzida pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) vinculada à Diretoria de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os coordenadores pedagógicos das 30 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) discutiram os campos de experiências, bem como as diferentes metodologias de trabalho utilizadas na educação infantil, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as estratégias de êxito para dinamizar e ampliar o alcance do currículo.

A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, fez a abertura da reunião e apresentou os campos de experiências da Educação Infantil. “Este encontro é a continuidade de um trabalho que o DEB, através da Coeinf, desenvolve permanentemente no sentido de contribuir com a qualidade do trabalho pedagógico da educação infantil, considerando a perspectiva da elaboração do Referencial Curricular da Educação Infantil a partir dos estudos e debates da BNCC e das construções e especificidades nos ambientes de creche e de alfabetização”, explica.

Os coordenadores foram recebidos com uma dinâmica de música e harmonização facilitada pelos professores Coaracy Schueler e Alex Alves. Para a coordenadora pedagógica da Emei Benjamin Alves de Carvalho, Maria Edileusa Paes, essa recepção faz toda a diferença. “O que estamos discutindo, aqui, são as diretrizes da BNCC, mas o que chama a nossa atenção é que em 30 anos de serviços prestados à Educação de Aracaju, eu nunca vi uma equipe tão preparada no que diz respeito ao conteúdo, e tão respeitosa no que diz respeito às nossas práticas. Esses momentos são ímpares porque aqui trocamos experiências, aprendemos, a nossa contribuição é respeitada e valorizada e isso faz toda a diferença”, destaca.

Programação

Além da palestra da coordenadora de Educação Infantil, os coordenadores das Emeis assistiram a apresentação das metodologias de trabalho e um vídeo sobre atividades desenvolvidas na Educação Infantil. Na segunda parte, os coordenadores tiveram a oportunidade de falar sobre o trabalho que vêm desenvolvendo em suas escolas. De acordo com a coordenadora da Emei Nunes Mendonça, Alessandra Mota, a divisão da reunião entre prática e teoria é fundamental para a partilha de conhecimentos.

“Eu gosto dessa metodologia de reunião porque junta a teoria e a prática,  tornando viável levarmos o que estamos aprendendo, aqui, para a nossa prática diária no chão da escola, com os nossos professores e com os nossos alunos”, afirma a coordenadora.