Recolhimento de entulhos: Emsurb coleta quase 200 toneladas em dois dias

Serviços Urbanos
15/01/2018 16h19

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem realizado a coleta e monitoramento constante do descarte irregular e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação, que é crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013.

Para obter maior êxito e otimizar os serviços, a Diretoria de Operações da Emsurb deu início desde o último sábado, 13, a uma verdadeira força-tarefa que está percorrendo vários pontos críticos espalhados pela capital. Estão sendo utilizadas 16 caçambas, quatro máquinas pás carregadeiras e dezenas de agentes de limpeza.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, apesar da coleta domiciliar ser realizada regularmente em toda a cidade, ainda é comum o flagrante de moradores e carroceiros que despejam todo o tipo de material em terrenos baldios e até margens de canais. “Estamos montando um cronograma de serviços de modo que nos possibilite repassar nos locais já percorridos por nossas equipes para que nenhum ponto da cidade seja esquecido”, enfatizou.

Em apenas dois dias de ação, quase 200 toneladas de resíduos em pontos de descarte irregular na zona Norte e Sul da cidade foram recolhidos. Entre os locais já atendidos estão os bairros Siqueira Campos, Salgado Filho, São José, Aruana, Centro, Dom Pedro e Suíssa.

Penalidades

Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 500 mil reais a, até mesmo, detenção. Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, no que se refere aos danos causados ao meio ambiente.

As denúncias podem ser feitas pela população à GMA por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pelo número 118 da SMTT, através da Ouvidoria da Emsurb, ou nos casos em flagrantes, pela Sema no Whatsapp 98107-1143.