Número de assaltos a ônibus diminuiu 67% em dezembro

Guarda Municipal
16/01/2018 11h53

Pela décima vez em um ano o número de assaltos a ônibus na capital reduziu. De acordo com dados do Sindicato das empresas de transporte de passageiros do município de Aracaju (Setransp) em dezembro de 2017 foram contabilizadas 35 ocorrências de assaltos, uma diminuição de 67,29% em comparação com o mesmo mês de 2016 quando foram registradas 107 ocorrências.

Durante todo o ano de 2017 houve uma redução de 39,13% em relação a todo o ano de 2016. Os números representam os esforços conjuntos desprendidos pelas instituições de segurança pública. Desde o início do ano de 2017, a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, SMTT, Setransp e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (Sinttra) reúnem-se e debatem formas mais efetivas de combate aos crimes no transporte público.

Melhoria do sistema de videomonitoramento dos ônibus, fruto de investimento do Setransp, blitz e fiscalização nos principais corredores de ônibus realizadas pela Polícia Militar, maior rigor na apuração dos crimes por parte da Polícia Civil e a criação e manutenção da operação Terminal Seguro, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), foram algumas ações implementadas nesse período.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, a Guarda Municipal manterá a operação nos terminais por tempo indeterminado. "Nossos guardiões são orientados cotidianamente a priorizar a segurança dos terminais de integração, garantindo dessa forma, deslocamentos mais seguros a usuários e trabalhadores do transporte público. Afinal, esse é um dos compromissos firmados pelo prefeito Edvaldo Nogueira com a população aracajuana", afirma.

Operação Terminal Seguro

Diariamente a Guarda Municipal de Aracaju dispõe de cerca de 30 guardiões de grupamentos diversos para a segurança nos seis terminais da capital, que atuam através de rondas ostensivas e no atendimento a ocorrências repassadas pela população através do disque denúncia 153 ou através do aplicativo WhatsApp pelo número 98166-7790.