Aracaju Alfabetiza: Prefeitura inicia busca ativa de Jovens e Adultos no Santa Maria para alfabetização

Educação
16/01/2018 15h03

A Prefeitura Municipal de Aracaju possui como meta a erradicação do analfabetismo na capital sergipana e por isso inseriu em seu Planejamento Estratégico esta prioridade a ser executada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que já está colocando em prática intersetorialmente a implementação do projeto "Aracaju Alfabetiza", como política da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do município de Aracaju. O objetivo é elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos, garantindo a conclusão do ensino fundamental ao maior número de cidadãos nessa faixa etária.

O projeto será implementado este ano, alfabetizando 500 jovens e/ou adultos a partir de 15 anos em Aracaju. A proposta é assegurar não somente o acesso, mas a permanência dos beneficiados com o programa no Ensino Fundamental, aplicando uma proposta pedagógica de formação continuada para EJA. As aulas não ficarão restritas ao período noturno e também ocorrerão nos demais turnos. 

 Pensando nisso, a  Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Semed (Coeja), organizou na manhã desta terça-feira, 16, uma reunião em parceria Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e com o Centro de Referência de assistência Social do Santa Maria (Cras/Santa Maria) com a presença de representantes da sociedade civil organizada, no bairro Santa Maria, a fim de realizar busca escolar ativa de jovens e adultos analfabetos absolutos ou funcionais. A reunião aconteceu no unidade da Fundat- Santa Maria. Para alcançar esse objetivo, a secretarias da Educação, da Assistência Social, da Saúde (SMS) e o Ministério Público (MP) elaboraram conjuntamente um plano intersetorial.

A coordenadora da Coeja/Semed, Izabel Cristina Santos, explicou o objetivo do projeto “Aracaju Alfabetiza”. “Ele tem como meta ampliar o número de escolaridade e de jovens, adultos e idosos e erradicar o analfabetismo nos territórios onde encontramos o maior número pessoas sem escolaridade, como é o caso do Santa Maria. Então, estamos, aqui, iniciando a busca ativa dessa população para que possamos investir na ampliação da alfabetização nesse território e, consequentemente, na qualidade de vida desta população”, explicou.

Para a gerente do Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos do Cras Santa Maria, Claudia Pereira, o investimento da Semed na Educação de Jovens e Adultos é fundamental para o bairro. “Essa medida da Prefeitura, através da Secretaria da Educação, leva ao bairro Santa Maria três resultados fundamentais, que são o fortalecimento da educação, pois essas pessoas são tiradas do analfabetismo; a geração de oportunidade de emprego para as pessoas que se alfabetizam, e o fortalecimento da identidade e do espírito de pertencimento desses cidadãos, pois eles aprendem a ler e a escrever a partir das práticas cotidianas”, afirmou a gerente.

Esse pensamento é compartilhado pelo líder comunitário da área do bairro conhecida como Prainha, Manuel Benedito Martins. “Esse projeto só vem fortalecer o que a Prefeitura já está fazendo aqui em nosso bairro. Ela já aumentou os cursos profissionalizantes para a nossa juventude e, agora, está dialogando conosco para trazermos os nossos adultos e idosos para aprenderem a ler e a escrever. Então, esse projeto é muito bom e só mostra o compromisso que o prefeito Edvaldo Nogueira tem com a nossa comunidade”, avaliou Benedito.

Já Maria Katia dos Santos é moradora e analisa que a educação para os adultos também gera emprego e renda porque quando as pessoas aprendem a ler e a escrever elas têm a oportunidade de entrarem no mercado de trabalho. Ela falou, também,  sobre o uso das redes sociais e a importância da alfabetização. “Hoje, todo mundo tem redes sociais e é grande o número de pessoas que só mandam áudio e figurinhas justamente porque não sabem escrever, sabem falar, mas não sabem escrever. A alfabetização fortalece, também, a autoestima da nossa comunidade,  bem como aprender como lidar com as pessoas, escrever direito no celular, nas redes sociais é importante demais pra gente”, completou.