Emef do 17 de Março irá mudar realidade dos moradores

Agência Aracaju de Notícias
16/01/2018 14h20

A realidade dos moradores do bairro 17 de Março tem melhorado a cada dia. O investimento realizado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju está levando mais dignidade e qualidade de vida para o mais recente bairro da capital, e mais uma obra está em fase de finalização: a primeira Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do bairro. A construção segue acelerada e vai permitir que as crianças e adolescentes em idade escolar não precisem se deslocar para localidades mais distantes para poder estudar.

O filho do pintor Jamisson Costa atravessa a cidade todos os dias em busca do conhecimento. Sem escola no bairro em que mora, ele precisa sair do 17 de Março até um colégio no bairro 18 do Forte, na zona Norte de Aracaju. "Não tem coisa melhor do que ter uma escola perto de casa, e meu filho não precisar mais pegar ônibus todo dia. Tanto essa escola quanto o posto de saúde vão melhorar a nossa vida", afirma Jamisson.

A nova escola atenderá crianças e jovens do bairro em uma estrutura moderna e apta para promover modelos facilitadores de aprendizagens e potencializadores das capacidades cognitivas e criativas dos estudantes. Quem também vai se matricular na nova unidade de ensino são os filhos do servente de pedreiro Francisco das Virgens, que hoje estudam bem longe de casa. "Um dos meus filhos estuda no conjunto Augusto Franco e outro no Ponto Novo. É muito cansativo para eles porque é muito longe daqui, além de demorar para chegar em casa no final do dia", conta.

O prédio em construção terá oito salas de aula, sala de informática, espaço de música, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, espaço multieventos, arquivo, áreas de jardins, estacionamento, compartimentos para tarefas administrativas e quadra poliesportiva coberta. Os investimentos totalizam cerca de R$ 2,4 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O pedreiro José Raimundo Gomes, que tem na família alguns adolescentes em idade escolar, comemora a construção da escola no bairro e conta que, entre os benefícios, está a economia de tempo para os pais. "É um tempo perdido ficar esperando o ônibus e muitas vezes precisar acompanhar nossos filhos até a escola e depois ir buscar. Isso atrasa nosso dia a dia, nosso trabalho. Tem gente da minha família sem estudar porque não tem como se deslocar pra uma escola em outro lugar. Isso agora vai mudar", comemora.

A neta de Marinalva dos Santos estuda hoje na Atalaia. Mesmo o bairro sendo próximo, o desejo da dona de casa era que a adolescente pudesse estudar mais próximo de casa. Esse desejo vai se concretizar após a entrega da obra. "A creche, que foi inaugurada aqui no ano passado, já melhorou bastante para os pais, agora, também com a escola, vai ficar perfeito. Edvaldo não está sendo como os outros prefeitos, ele sim tem feito muita coisa pelo bairro", diz a moradora. 

Elaine Cristina mora no Santa Maria, mas sua mãe e irmãos são moradores do 17 de Março. Ele vê seus familiares todos os dias irem para outros bairros da capital para poder estudar e também acredita que a construção da Emef vai trazer muitos benefícios. "Além dos alunos não precisarem mais ir pra longe, ainda vai valorizar o bairro e trazer mais qualidade de vida".