Corrida Cidade de Aracaju vai promover desenvolvimento do turismo esportivo

Juventude e Esporte
16/01/2018 13h00

Foi pensando em promover a cidade como destino para esportistas que o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, promoveu uma reunião entre a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH) e o Aracaju Convention, para que o evento coloque Aracaju na rota do turismo esportivo.

Este ano a corrida acontece em um sábado, o que, de acordo com o secretário, também pode ser mais um atrativo para facilitar a vinda de mais atletas para a cidade. “A Corrida Cidade de Aracaju já é uma prova consolidada e tradicional entre os atletas profissionais e amadores, mas com essa ação queremos levá-la a um outro patamar, o do turismo esportivo, e dessa forma gerar renda para os segmentos de hotelaria, bares e restaurantes, gerar empregos para as pessoas que trabalham durante o evento e dar visibilidade às marcas das empresas locais”, declarou o secretário Jorge Araujo.

A corrida de rua há muito tempo deixou de ser uma atividade esportiva e de promoção da saúde, hoje ela é geradora do desenvolvimento econômico da cidade que as promove. Esse movimento já é chamado de “maraturismo”, onde os atletas buscam conhecer outras cidades e até mesmo países. Para que isso se torne realidade, é preciso criar facilidades para atrair o turista, como pacotes com preços diferenciados para quem participa da prova e divulgação do evento na imprensa local e nacional. 

O alinhamento com o trade turístico foi comemorado pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana. “A iniciativa da corrida com essa nova dimensão tende a torná-la uma referência no calendário turístico, por isso, eu acredito que teremos, a partir desse ano, um perfil de público onde a presença do turista deverá ser marcante mais que nas outras edições. Essa parceria entre a Sejesp e a Semict vai permitir que a Corrida Cidade de Aracaju se consolide como um grande evento turístico de nossa capital”, enfatizou Jorge Santana.

A presidente da ABIH, Daniela Mesquita, também vê como uma iniciativa muito positiva para promover o incremento da rede hoteleira aracajuana, que normalmente no mês de março vive um período de baixa estação. “Quando o secretário Jorge Araujo nos convidou para apresentar essa ideia, não tinha dúvidas que seria algo bom para nós, pois precisamos de eventos que gerem demanda para o destino. Transformar a Corrida Cidade de Aracaju em um evento turístico, divulgando com antecedência, fazendo parcerias com os hotéis para ofertar pacotes com preços atrativos, tenho certeza que teremos um público ainda maior para a corrida”.

O presidente do Aracaju Convention, Luis Simões, destaca que essa ação da Sejesp em tornar a corrida um evento turístico vai dar uma dimensão ainda maior ao aniversário da capital, pois as provas de corrida funcionam também como uma forma de promover a cidade em outros lugares. “Essa união de esforços entre as instituições promotoras do esporte e turismo de nossa capital é fundamental para que esse movimento tenha sucesso”, conta Luiz Simões.