Rede de Atenção Básica promove reunião de planejamento das linhas de cuidado e equipes de apoio

Saúde
16/01/2018 17h22

Dando continuidade à elaboração do cronograma da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para 2018, iniciadas na semana passada pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), os gestores da Rede de Atenção Primária (Reap) promoveram uma nova reunião para organizar as principais ações com base no Plano Municipal de Saúde (PMS).

Para a coordenadora das Linhas de Cuidado, Nara Marino, esse trabalho constante é primordial para que todas as áreas da SMS possam atuar de forma coordenada na prestação dos serviços ofertados à população. “Na verdade, esse último encontro faz parte do nosso Termo de Abertura de Projeto (TAP) da Qualificação da Atenção Básica, mais precisamente sobre o cronograma de reuniões colegiadas. Aqui conversamos sobre a atuação dos programas municipais, através das linhas de cuidado, e das equipes de apoio, detalhando as capacitações dos nossos trabalhadores, por meio do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps)”, explicou.

A coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca, diz ainda que essas reuniões são semanais e que, nesse início de ano, o foco é o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2018. “A cada ano, essa programação detalhada é construída em todos os setores da secretaria, e ela servirá de base para a produção de um relatório anual de gestão, usado na prestação de contas do que foi executado, levando em conta o que estamos planejando nesse momento”, complementou.

TAP da Atenção Básica

Entre outras atribuições, o TAP Qualificação da Atenção Básica é responsável pela reorganização de vários setores da Saúde na capital. É através dele, por exemplo, que a SMS promove capacitações de todos os gerentes e servidores das unidades, e implementa atualizações nos protocolos de diversas linhas de cuidado.

"Esse é o nosso TAP mais amplo e que exige um trabalho mais coordenado de nossas equipes. Nele estão inseridas desde ações mais internas [como a redefinição do modelo de agendamento nas USFs e o remapeamento dos territórios ligados a elas], até as que têm um impacto social mais evidente, como é o caso da construção da Unidade Básica de Saúde do bairro 17 de Março. Isso sem falar que é esse projeto prioritário que está sendo responsável pela retomada da gestão participativa e do controle social, através da reativação e mobilização dos Conselhos Locais de Saúde", detalhou a secretária Waneska Barboza.

Além dessas ações, o TAP da Atenção Básica engloba ainda o fortalecimento dos programas municipais ligados à Rede; a reorganização do processo de trabalho das equipes, norteada pelo Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (Pmaq); a promoção do trabalho intersetorial com a Educação, Defesa Social e outras secretarias municipais; e reformas em todas as Unidades de Saúde da Família até o final da gestão.