Emef Freitas Brandão recebe segunda fase do projeto Protagonismo Juvenil

Agência Aracaju de Notícias
16/01/2018 17h58

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Freitas Brandão, localizada no bairro Suíssa, participaram nesta terça-feira, 16, de mais uma edição do projeto Protagonismo Juvenil. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o projeto trabalhar com os estudantes temas como o bullying, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), drogas e cultura de paz.

Por meio do Protagonismo Juvenil, uma escola da rede municipal é contemplada durante um mês com a visita de profissionais capacitados da Semed e da SMS. Eles abordam os temas propostos semanalmente com dinâmicas, rodas de conversa, músicas e, de forma lúdica, fazem os alunos protagonistas ao estimular o sentimento de responsabilidade e de agente disseminador das informações.

Na última semana, a estreia do projeto foi com a participação do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável por fomentar a criatividade e inovação das ações de promoção à saúde na capital. Nesta terça-feira, 16, o segundo encontro do projeto debateu sobre álcool e drogas com os alunos do 7º ano. Para isso, participaram integrantes do projeto de Redução de Danos da SMS. "Esse é uma assunto do dia a dia dos meninos. Eles sempre recebem a gente bem, ficam atentos, sempre rende muita discussão", contou a redutora de danos Daniele Ribeiro.

Como referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) na Semed, Claudia Mendonça acompanha os quatro encontros. Ela explica que o objetivo das reuniões é discutir temáticas e desenvolver educação a partir do protagonismo juvenil. “Ao final, é elaborado um plano de ação pelos próprios estudantes. Neles os participantes irão reproduzir e apresentar para os demais colegas, dentro da escola, um pouco do que aprenderam nesses encontros. Dessa maneira, eles não agem apenas como espectador, mas também atuam produzindo conhecimento para os demais”, explica a referência técnica da Semed.

Estudantes aprovam

Sala cheia e estudantes atentos às abordagens comandadas pela redutora de danos Daniele Ribeiro. A importância de discutir esses temas presentes na vida dos adolescentes, como álcool e drogas, em sala é reconhecida pelos alunos. “Eu estou achando o projeto muito bom. A gente se diverte, ri, aprende coisas que nem a gente percebe”, afirmou Maria Fernanda Santos, de 15 anos.

Colega de turma de Maria Fernanda, o estudante Igor Andrade Melo concorda. Para ele, discutir esses temas e receber orientações é algo importante. “Eu acho muito bom. No primeiro dia a gente teve música, hoje a gente teve essa palestra. É muito bom”, avaliou.

Importância para a escola

Para a diretora da Emef Freitas Brandão, Vilse Maria dos Santos Gonçalo, a inserção da escola no projeto Protagonismo Juvenil é bastante relevante, principalmente por conta dos temas abordados. “A gente tem uma grande necessidade de conteúdos como esse, que lembram ética, dentro do universo escolar. A gente trabalha com os conteúdos pedagógicos, mas precisa de alguém que esteja mais inteirado a respeito dos assuntos e que traga outras motivações para os nossos alunos, que é o que está acontecendo com esse projeto”, disse.