Caps Vida promove roda de conversa sobre a campanha Janeiro Branco

Saúde
16/01/2018 17h47

Em alusão à campanha Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Infantojuvenil Vida promoveu nesta terça-feira, 16, uma roda de conversa sobre a saúde mental com os usuários e funcionários da unidade de saúde.

Para o psicólogo do Caps Vida, Jameson Pereira da Silva, a importância desta campanha está em justamente colocar em foco o exercício de repensar a saúde mental como um todo. “O maior objetivo do Janeiro Branco é o de chamar a atenção da sociedade para a reflexão da saúde mental. Essa período foi escolhido pois é geralmente no mês de janeiro que costumamos refletir como será a nossa vida durante o ano; que fazemos o nosso próprio planejamento. A saúde mental é a junção de tudo na nossa vida: a parte física e a emocional. Precisamos estar em harmonia para termos equilíbrio, por isso a cor branca foi eleita, por ser a junção de todas as cores”, contextualizou.

Segundo a coordenadora do Caps Vida, Maria Aparecida Ribeiro da Silva, este foi o primeiro momento da campanha nesta unidade. “Fizemos esta roda de conversa com os usuários e com os servidores, onde eles puderam esclarecer diversas dúvidas relacionadas à saúde mental. Este evento foi muito proveitoso, pois aproximou ainda mais a equipe dos usuários. A próxima etapa será no dia 31 para, envolvendo os familiares, aproveitando a última quarta-feira do mês, onde sempre promovemos um encontro com pais e responsáveis pelas crianças e jovens que fazem tratamento aqui”, enfatizou.

Caps AD Vida

A coordenadora informou que o Centro de Atenção Psicossocial atende crianças e jovens até os 21 anos incompletos, com transtornos mentais causados pelo uso abusivo de álcool e drogas. “Nosso serviço é porta aberta, isso quer dizer que, estamos disponíveis a atender as crianças e os jovens, bem como os familiares que procuram a nossa ajuda. Somos um serviço de 24 horas, durante os sete dias da semana e ainda dispomos de oito leitos para internamento, sendo que para isso é avaliada a necessidade através da nossa equipe multidisciplinar”, frisou Maria Aparecida.