Esgap prepara equipe para execução de parceria com universidade corporativa

Planejamento e Orçamento
16/01/2018 18h42

Um dos focos do Planejamento Estratégico é a promoção da capacitação permanente, aliada à qualificação e valorização dos servidores públicos. Focado nisso, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou, em dezembro do ano passado, um acordo de cooperação com a universidade corporativa da Caixa Econômica Federal, objetivando garantir aos servidores da Prefeitura de Aracaju acesso a cursos de diversas áreas. Neste sentido, e visando o cumprimento das metas estabelecidas no Planejamento, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) realizou nesta terça-feira, 16, um treinamento operacional para preparar toda a sua equipe para a execução do projeto.

"Aracaju exige ações públicas inovadoras, focadas na eficiência, nos resultados e na excelência. A cidade espera dos seus servidores novos conhecimentos para elaboração, execução e controle dos projetos, facilitando a captação de recursos para a execução do planejamento. Nós estamos perseguindo a meta de capacitar, qualificar, e elevar a produtividade e o potencial dos nossos servidores. Este treinamento que estamos realizando hoje é de fundamental importância para que estejamos alinhados e empenhados nesse projeto", disse o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, enfatizando que já está sendo montado um calendário dos cursos presenciais e à distância. "A nossa intenção é que, ainda neste mês, o acesso já esteja liberado para a realização dos cursos".

Para o secretário municipal do Planejamento, Augusto Fábio, a ideia é transformar a Escola de Governo numa Escola de Gestão, e o Termo de Cooperação celebrado entre a Prefeitura e a Caixa é uma importante ferramenta nesse sentido. "Esta parceria vai gerar mais eficiência e resolutividade na gestão municipal, e quem ganha com isso é o servidor, em qualificação pessoal e profissional, e a sociedade aracajuana que passa a ter acesso a uma prestação de serviço cada vez melhor", destacou o secretário.

Segundo o coordenador de Operações Para o Setor Público da Caixa Econômica, Ducival Santana de Jesus, que esteve à frente do treinamento, há mais de dez ano a Caixa Econômica se utiliza dessa ferramenta para fazer a preparação do seu quadro de pessoal. "O sistema Universidade Caixa, inicialmente, existe para o servidor da instituição aprimorar conhecimento. Agora, está se estendendo com os convênios que está firmando com as prefeituras. É um projeto abrangente, e que a gente acha que pode incentivar e motivar os servidores municipais".

Corroborando com Ducival, o técnico bancário César Augusto da Rocha também deu sua parcela de contribuição no treinamento. Ele também destacou que a Caixa se utiliza dessa ferramenta para fazer a preparação do seu quadro de pessoal realizando cursos presenciais e virtuais, e serve para mensuração nos processos seletivos internos. "Visualizando isso no setor de Governo da Caixa, se entendeu que alguns desses cursos que nós empregados fazemos internamente poderiam ser extensivos ao poder público de um modo geral. Então, dentro da estratégia de recepção dos novos gestores foi criada essa parceria que já vem desde o ano passado", pontuou.