Moema Mary: obra estruturante vai mudar a vida dos moradores

Obras e Urbanização
17/01/2018 10h01

Entre uma escavação e outra, um elogio. A cada manilha colocada embaixo do solo, relatos esperançosos. Entre o barulho das máquinas, gestos que denotam aprovação. É assim a relação entre os moradores dos loteamentos Moema Mary I e II, bairro Cidade Nova, com os profissionais que trabalham em uma das mais importantes obras estruturantes já executadas no local, beneficiando diretamente as cerca de 300 famílias que vivem no loteamento. O motivo para a comemoração são os investimentos que totalizam aproximadamente R$ 2,5 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, contemplando 12 ruas com rede de drenagem, pavimentação, rede coletora de esgoto e construção de contenções nos locais que necessitem de um reforço na estrutura.

Também haverá a implantação de parte de um canal aberto em concreto armado na avenida A e um fechado na travessa B. Com isso, os riscos de deslizamento de terras ou acúmulo de lixo são equacionados definitivamente, garantindo o saneamento básico para as pessoas que moram tanto no loteamento, como nos bairros do entorno e que hoje se veem prejudicadas em períodos de chuvas pelas águas que descem do morro.

Para acelerar o cronograma, a empresa responsável pela obra mantém 30 profissionais divididos em frentes de trabalho, máquinas, caçambas e consolidam as fases basilares do saneamento básico do Moema Mary. A rede de drenagem já foi praticamente finalizada, enquanto o esgotamento sanitário está em fase final e em algumas vias faltam apenas interligar as bocas de lobo à rede central. Por conta da altitude e dos desníveis do terreno, a obra é diariamente vistoriada por fiscais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que relatam todos os processos referentes à obra.

Os avanços conseguidos com os investimentos resolverão não apenas os problemas históricos do Moema Mary, como também as enchentes que periodicamente afetam a avenida Euclides Figueiredo. "Esta obra representa, de uma só vez, a melhoria de vida dos moradores que há muito tempo reclamavam por saneamento, o reforço da parte do morro mais alta do loteamento, e os problemas que ocorrem na Euclides Figueiredo quando chove. Enfim, significa que o prefeito Edvaldo Nogueira está comprometido em reconstruir a cidade e devolver a qualidade de vida das pessoas", relata o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.